Leandro Maffeis expõe as mulheres de forma preconceituosa
O prefeito de Birigui, Leandro Maffeis (Republicanos), está em maus lençóis após tirar uma foto com outros três homens, provalmente membros de sua equipe, fazendo um gesto com as mãos que remete ao órgão sexual feminino e rir, em tom de deboche.
A imagem foi divulgada pegou muito mal para o político, que foi criticado pela população e repudiado pelo vereador Wagner Mastelaro (PT), ao destacar que o chefe do Executivo biriguiense expôs, de forma preconceituosa, as mulheres. Confira parte do vídeo acima.
A foto foi tirada em uma festa e exibida na sessão da Câmara Municipal, na última terça-feira (13), durante a fala de Mastelaro na Tribuna Livre. Indignado, o parlamentar petista disse que a atitude do prefeito nada mais é do que fazer do órgão sexual feminino um objeto. “Isso não é próprio de um homem público, isso não é decente que esteja na mão de um homem público. Nós não podemos normatizar isso”, afirmou.
“Esse homem é vulgar”, diz vereador sobre prefeito
O vereador Wagner Mastelaro chamou Maffeis de vulgar, sem moral e que não tem noção do que as mulheres sofrem no dia a dia com a chamada misoginia, caracterizada por expressões e comportamentos que sinalizam desprezo, repulsa, desrespeito ou ódio às mulheres.
“Ele contribui com isso”, disse, ao citar que em 2022 1.410 mulheres foram assassinadas em decorrência de misoginia. “Ele não pode ter esse sentimento de desprezo pelo órgão sexual feminino, completou o parlamentar. Mastelaro estuda levar o caso ao Ministério Público e à Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.
Prefeito posta foto de Michele Obama para se justificar
O prefeito de Birigui não se manifestou diretamente sobre o caso, mas postou uma imagem da ex-primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama, para tentar justificar a foto feita em tom de deboche contra as mulheres. Na postagem, ele diz: “Quem é essa mulher? Vocês acham essa imagem ofensiva?”, questiona.
Nas entrelinhas, o prefeito, que não se manifestou diretamente sobre o assunto, quis dizer que é normal tirar uma foto com amigos fazendo o mesmo gesto, em alusão à vagina, e aos risos.
Já foto de Michelle Obama em uma capa de revista, foi tirada em um outro contexto, no qual ela fazia uma pose para o fotógrafo com um posicionamento das duas mãos. Bem diferente do gesto obsceno do prefeito.
Além disso, na revista, Michelle falava sobre os seus valores familiares, como se pode ver pelo título da publicação: “Michelle Obama’s Family Values”, o que em português significa: “Os valores familiares de Michelle Obama.
Só para lembrar que a postagem de Maffeis tinha apenas cinco curtidas no início da tarde desta quinta-feira (15) e um compartilhamento, engajamento muito baixo para um homem público.
Governador de São Paulo vai a Mirandópolis nesta sexta
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) estará em Mirandópolis, na região de Araçatuba, na tarde desta sexta-feira (16), para a entrega de um pacote de obras em estradas vicinais com investimento de R$ 37,2 milhões e do novo posto local do Poupatempo.
A presença do chefe do Executivo do Estado deverá atrair muitos prefeitos e vereadores da região, que geralmente aproveitam estes eventos para entregar pedidos de obras e de recursos para as suas cidades.
A chegada de Tarcísio em Mirandópolis está prevista para às 14h30 desta sexta-feira. Antes, ele estará em Adamantina, onde inaugura, às 10h, obras de reforma e ampliação do Pronto-Socorro da Santa Casa da cidade e a Residência Inclusiva Regional de Adamantina, serviço de acolhimento de pessoas com deficiência intelectual e cognitiva. Ele também vai entregar 129 títulos de regularização fundiária a famílias do município de Salmourão.
Índia Luana no PSOL?
A petista Índia Luana, líder indígena de Araçatuba, foi convidada a migrar para o PSOL e sair candidata a vereadora nas eleições de 2024 pelo partido.
O convite se deu porque a sigla busca figuras representativas em diferentes setores da sociedade, o que é o caso de Luana.
Procurado, o partido afirma que não comenta as estratégias para a formação de chapas de vereadores nas eleições de 2024. Mas, recentemente, o presidente do Diretório Municipal do PSOL, Matheus Lemes, postou uma foto ao lado da Índia Luana, que foi candidata a uma vaga na Câmara no último pleito, mas não conseguiu se eleger.
Novos nomes para a disputa na Câmara
O produtor de eventos André Fournier vem sendo sondado por diferentes partidos para sair candidato a vereador no próximo pleito.
Ele não confirma a pretensão, mas os burburinhos dos bastidores sustentam que seu nome pode surgir com força nas eleições de 2024. Entretanto, Fournier anda bastante focado nas suas produções.
Os próximos shows que ele está produzindo em Araçatuba são de Ana Carolina, Daniel e Capital Inicial. Justamente por suas produções, André Furnier tem ficado em evidência pelos grandes shows trazidos à cidade, que reúnem milhares de pessoas, geram emprego, renda e entretenimento.
Novos nomes para a disputa na Câmara 2
Outro nome que surge como possível candidato a vereador é o do comerciante Marcelo Benício.
Bem relacionado no setor em que atua, já que também administra um centro de compras em Araçatuba, Benício também é bastante atuante em clube de serviço do município e não é de hoje que vem sendo sondado pelo meio político como uma possível liderança.
No passado, ele não encarou o desafio. Mas quem sabe nas próximas eleições…