O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), participou neste sábado (17), de um almoço com a cúpula do PL (Partido Liberal), em Jundiái (SP). O evento contou com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro e do presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto.
Ainda não se sabe se o tucano irá migrar para a sigla de Bolsonaro. Entretando, a conversa entre o prefeito e lideranças do partido já começou. Aliás, foi a própria cúpula do PL que convidou Dilador para o almoço, que teve como prato principal a política.
Dilador vem demonstrando seu descontentamento com o PSDB não é de hoje, desde que o partido perdeu forças ao sair derrotado nas eleições de 2022.
Em tempo: o almoço foi na residência do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, que até então era do mesmo partido de Dilador, mas durante o encontro deste sábado, anunciou que irá para o PL.
Quem também passou por lá foi o presidente estadual do PSDB, Marco Vinholi. Seria um sinal de debandada dos tucanos para o PL?
E os planos de Zanatta?
Apesar de nada estar definido ainda quanto à migração de Dilador do PSDB para o PL, esta aproximação do prefeito de Araçatuba com a cúpula do partido de Jair Bolsonaro pode interferir nos planos do vereador Lucas Zanatta (PL). Isso porque Zanatta avalia a possibilidade de sair candidato a prefeito no ano que vem, mas ele e Dilador não se “bicam”, principalmente pela oposição que o vereador faz ao mandato do tucano. Se bem que, em política, tudo pode acontecer. Aguardemos os próximos episódios.
PSD de Gilberto Kassab com Borella
O chefe de gabinete da Prefeitura de Araçatuba, Deocleciano Borella Júnior (PSDB), nome que vem sendo apontado como o preferido de Dilador para a sua sucessão, pode assumir o PSD (Partido Social Democrático) de Gilberto Kassab, no município.
Na semana que vem, Dilador e Borella (foto) vão se encontrar com Kassab, presidente nacional da sigla, que foi figura importante na eleição de Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao governo de São Paulo e hoje atua como Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado.
Isso significa que Borella, realmente, deverá sair candidato a prefeito de Araçatuba em 2024.
Cenário político de Guararapes
O cenário político para as eleições 2024 começa a se desenhar em Guararapes (SP). Alguns nomes já estão definidos como pré-candidados na disputa pelo Executivo municipal. É o caso do atual prefeito, Alex Arruda (MDB), e da empresária Sofia Pardinho (Solidariedade), que ficou em segundo lugar no pleito de 2020, ao obter 6.424 votos.
Desafio e façanha
Naquele ano, o então prefeito Tarek Dargham e o vice Alex Arruda foram reeleitos com 8.159 votos. No entanto, Tarek acabou falecendo no ano seguinte, vítima de complicações da Covid-19. Arruda assumiu a Prefeitura em março de 2021. Se sair novamente candidato, agora como prefeito, Arruda irá alcançar a façanha de permanecer no Executivo por 12 anos seguidos.
Mais um nome
O Soldado Evandro Gonçalves (PL), bolsonarista assumido que concorreu nas últimas eleições pelo PSL, deverá sair novamente candidato a prefeito de Guararapes. Em 2020, conquistou 1.241 votos, o equivalente a 7,84% dos votos válidos. E, mesmo com fortes concorrentes, ele está decidido a entrar na disputa, mais uma vez.
Dedê no páreo novamente?
Além de Arruda, Sofia e Gonçalves, é possível que o ex-prefeito de Guararapes Edenilson Almeida (PSDB), o Dedê, entre no páreo em 2024. Em conversa com esta coluna, ele disse que ainda se decidiu, mas adiantou que está conversando com seu partido e amigos vereadores a respeito. “Existe uma pressão gigantesca de empresários, comerciantes, servidores públicos e sociedade civil para que eu volte ser candidato a prefeito, todos fazem apelo pelo nosso legado na condição de gestor público de Guararapes”, afirmou.