Araçatuba poderá elevar número de vereadores
Os vereadores de Araçatuba iniciaram, informalmente, as tratativas para aumentar o número de cadeiras no Legislativo araçatubense, que hoje é formado por 15 parlamentares. O tema vem sendo tratado com cuidado, já que é melindroso, de difícil execução, porque, certamente, irá provocar reações contrárias da população. A expectativa é que em breve um projeto seja apresentado para elevar o número de vereadores de 15 para, pelo menos 19. Pelo menos é o que garantem fontes ligadas à Câmara local.
Legislação limita número de candidatos por partido
Tudo indica que a proposta seja aprovada, porque de acordo com a legislação eleitoral, cada partido só poderá lançar 16 candidatos nas eleições minoritárias, caso a Câmara mantenha o número atual de 15 parlamentares, ou seja 15 mais 1. Caso passe a proposta de 19 cadeiras a partir de 2025, os partidos poderão lançar 20 candidatos, o que, em tese, aumentariam as chances de reeleição dos atuais parlamentares. No passado, a Câmara local chegou a ter 19 vereadores.
Dança das cadeiras
O partido União Brasil (junção do DEM com o PSL) tem, atualmente, três vereadores na Câmara local: Dunga, Coronel Guimarães e Cristina Munhoz. A matemática das eleições minoritárias é complicada e, dificilmente, a sigla conseguirár reeleger os três. Por isso, é bem provável que um ou dois destes parlamentares migrem para outros partidos, caso queiram continuar no Legislativo. Resta saber quem sai e quem fica.
Dilador não deve encerrar a carreira política como prefeito
Na inaguração da ETA Baguaçu (Estação de Tratamento de Água) da Samar, nessa quarta-feira (21), o burburinho era sobre o futuro político de Dilador, que está na luta para eleger seu sucessor. O prefeito de Araçatuba não deve encerrar sua carreira política após deixar o Executivo araçatubense. Tudo indica que irá tentar uma vaga na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) nas eleições de 2026. Em 2010, ele concorreu ao cargo e obteve 62.338 votos, ficando na quarta suplência, mas conseguiu tomar posse no Parlamento Paulista em 2013, com a renúncia de dois de seus pares e o licenciamento do então deputado Bruno Covas (já falecido), que na época assumiu cargo na gestão tucana.
PT não tem representante na Câmara desde 2015
O PT (Partido dos Trabalhdores) de Araçatuba realiza uma plenária no dia 9 de julho, para discutir, dentre outros temas, a formação de chapa para concorrer à vereança. A sigla está sem um representante na Câmara local desde 2015, quando a vereador Beatriz Nogueira deixou o PT e migrou para a Rede. A expectativa dos dirigentes do partido na cidade é voltar a ter um vereador no Legislativo araçatubense. Cabe lembrar aqui que o PT possui federação com o PV e PC do B e as vagas de candidatos devem ser pulverizadas entre as três siglas.
Plenária com a presença do ministro Padilha
A plenária, que já está sendo organizada, deverá contar com a presença de deputados estaduais e federais do PT e também a do ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, que possui boa relação com a direção local do partido do presidente Lula.