Borella se encontra com Kassab e vice-governador de SP
Como esta coluna havia antecipado, o chefe de gabinete da Prefeitura de Araçatuba, coronel Deocleciano Borella Júnior (PSDB), se encontrou, nesta terça-feira (20), com o secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD (Partido Social Democrático) e também com o vice-governador Felício Ramuth, do mesmo partido.
Na foto ao lado, Borella, o vice-governador Felício Ramuth e o empresário Rodrigo Athayde
Borella estava acompanhado do empresário Rodrigo Atayde, sócio-proprietário da Água Araguá. A princípio, os dois teriam ido ao encontro de Kassab e Ramuth em busca de soluções para demandas da cidade. Entretanto, como já foi dito anteriormente, Borella teria planos de assumir o PSD de Araçatuba, para as eleições de 2024. Será que houve uma dupla filiação?
PSD estava com Cido Sério
Em Araçatuba, o PSD estava nas mãos de Cido Sério, mas sua saída da sigla era líquida e certa, porque o ex-prefeito apoiou abertamente candidatos a deputado pelo PT – caso de Paulo Teixeira (federal), hoje ministro do governo Lula, e da Professora Bebel (estadual).
Resta saber se Borella migrou mesmo do PSDB para o PSD, assim como Atayde, que neste caso, deixaria o PV para se filiar ao partido de Kassab. Em breve, saberemos.
Borella vice de Edna?
A princípio, Borella era apontado como o preferido do prefeito Dilador Borges (PSDB) para a disputa da Prefeitura, no ano que vem. No entanto, após o lançamento de Edna Flor (Cidadania), atual vice-prefeita, como pré-candidata a prefeita, as articulações direcionam para que o chefe de gabinete seja o vice de Edna em 2024.
Debandada dos tucanos
Muitos filiados do PSDB migraram ou estão em vias de migrar para outros partidos. O que explica a debandada de tucanos para outras siglas é o péssimo desempenho do PSDB no pleito de 2022, o pior desde 1990. Nenhum de seus candidatos a governador venceu em primeiro turno e nenhum senador foi eleito. Além disso, com a desistência de João Dória de concorrer à presidência, a sigla nem candidato próprio teve e apoiou a então senadora Simone Tebet (MDB).
Cido Saraiva na disputa
O ex-vereador Cido Saraiva (MDB) disse que irá se candidatar a prefeito no ano que vem. No entanto, há quem aposte, nos bastidores, de que ele acabará sendo vice de outro nome da política local. Em 2020, Saraiva ficou em segundo lugar na disputa, com 25.680 votos.
O ex-vereador Cido Saraiva disse que também entrará na disputa pela Prefeitura
Por enquanto, apenas articulação
A conversa com grupos partidários já começou em todas as vertentes, de direita ou esquerda. Mas, a definição de nomes só deve ocorrer mesmo no início do ano que vem, para não atrapalhar as articulações. Há muita água ainda para passar por baixo da ponte.
Governador de SP em Araçatuba?
O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) poderá estar em Araçatuba nesta quarta-feira (21), para prestigiar a inauguração da maior estação de tratamento de água da cidade, a ETA Baguaçu, que recebeu investimentos de R$ 48 milhões da GS Inima Samar. A nova estação tem capacidade para tratar 2 milhões de litros de água por hora e pode abastecer cerca de 100 mil habitantes. Recentemente, Tarcísio de Freitas esteve na região de Araçatuba, mais precisamente em Mirandópolis, onde entregou um pacote de obras em estradas vicinais (investimento de R$ 37,2 milhões) e o novo posto local do Poupatempo.