Agora é oficial. O chefe de gabinete da Prefeitura de Araçatuba, coronel Deocleciano Borella Júnior, assumiu o PSD (Partido Social Democrático) no município. A certidão da composição da sigla na cidade está devidamente registrada na Justiça Eleitoral. Esta coluna divulgou, na semana passada, o encontro de Borella com o secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab, presidente nacional da sigla.
Na ocasião, o chefe de gabinete também se encontrou com o vice-governador, Felício Ramuth, do mesmo partido. Oficialmente, Borella teria ido levar demandas do município ao Palácio dos Bandeirantes. Mas, nos bastidores, já corria à boca pequena que sua visita visava à política partidária, com vistas às eleições de 2024.
Do PV para o PSD
A nova composição do PSD traz outra novidade e é uma amostra do que deverá ocorrer com outros partidos na cidade: a dança das cadeiras. A mudança de sigla começou com o então presidente do PV (Partido Verde) na cidade, o empresário Rodrigo José de Atayde, que agora é vice-presidente do PSD em Araçatuba.
Borella, Ramuth e Atayde, em encontro em SP
Atayde acompanhou Borella na visita a Kassab e sua migração para o Partido Social Democrático também foi divulgada por esta coluna. Sua saída do PV também era previsível, após a federação do partido com o PT e PC do B, nas eleições de 2022, cravando o perfil esquerdista da sigla no País, bem diferente do viés de direita do PV em Araçatuba.
Demais componentes
Completam a composição do partido na cidade Ana Carolina Correa Paes (secretária-geral); Alex de Paula Castilho (primeiro tesoureiro); José Henrique dos Santos Magalhães (segundo tesoureiro) e Fernando de Paula e Silva Rahal (vogal).
Partido estava com Cido Sério
Até então, o PSD estava nas mãos do ex-prefeito de Araçatuba Cido Sério. No entanto, sua saída do partido já era certa, por ter apoiado abertamente os candidatos a deputado Paulo Teixeira (federal) e Professora Bebel (estadual), ambos do PT (Partido dos Trabalhadores).
Kassab em Andradina
O secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), vai estar em Andradina nesta quinta-feira (29), para um encontro de lideranças políticas regionais. O evento, que acontece às 20h no Wakanda Resort, já tem a presença confirmada do prefeito Mário Celso Lopes e de vários outros prefeitos da região, além de vereadores, secretários e agentes políticos.
Pauta livre
O encontro terá pauta livre com objetivo de firmar novas parcerias regionais para auxiliar no desenvolvimento das cidades. O secretário Gilberto Kassab também vai atender os prefeitos sobre o andamento demandas municipais levadas até o Palácio dos Bandeirantes.