Vice-presidente é convidado para Congresso da Udop
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), considerado o grande responsável por “salvar” o setor sucroenergético paulista, que passava por séria crise no início dos anos 2000, foi convidado para o 16º Congresso Nacional da Bioenergia, que será realizado nos dias 5 e 6 julho, em Araçatuba, pela Udop (União Nacional da Bioenergia).
Alckmin reduziu a alíquota do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) do etanol de 25% para 12%, no ano de 2003, quando governava o Estado de São Paulo. A medida tornou o biocombustível mais competitivo e contribuiu para conquistar o mercado, até então dominado pela gasolina, já que foi seguida por outros governadores.
Caso Alckmin aceite o convite da Udop, irá receber o Troféu da Agroenergia, honraria que reconhece a contribuição de autoridades para o desenvolvimento do setor sucroenergético. Nos bastidores, o que se comenta é que foi graças à ação do então governador de São Paulo, hoje vice-presidente da República, que o etanol existe e se fortaleceu no mercado, tornando-se uma commoditie internacional.
Dança das Cadeiras
Alguns vereadores de Araçatuba já estão em busca de novos partidos para migrarem na próxima janela partidária, em março do ano que vem. A chamada de janela de migração partidária é o período em que é permitida a mudança de partido sem perder o mandato.
Dança das Cadeiras 2
Como esta coluna antecipou, é muito provável que os parlamentares do União Brasil (Dunga, Cristina Munhoz e Coronel Guimarães) deixem a sigla na tentativa de viabilizar suas reeleições. Isso porque é quase impossível que o partido reeleja os três. Dunga deve ser o nome forte do PP, com o apoio do deputado federal Fausto Pinato. Já o Coronel Guimarães tem tudo para migrar para o Republicanos do governador Tarcísio de Freitas.
Futuros candidatos
Durante as sessões ordinárias da Câmara, é possível notar, corriqueiramente, a presença de futuro candidatos a vereança. Um deles, é o sindicalista Dorival dos Santos Junior, que deve sair pelo PT.
Edna deve deixar o Cidadania
A vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor (Cidadania), deve mudar de partido no ano que vem. Ela, que deve ser a candidata do prefeito Dilador Borges ao Paço Municipal, é muito grata por ter sido acolhida pelo Cidadania após deixar o PT, nos anos 2000. No entanto, para viabilizar sua candidatura a prefeita, é quase certa a sua saída do partido. Ela mesma admite a mudança, que vem sendo tratada como muito cuidado para, segundo ela, não ferir a sua essência.