O COMAD (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Araçatuba) realiza a Semana Municipal de Combate às Drogas, com atividades envolvendo a comunidade no combate às drogas.
A programação se inicia com uma mesa redonda, no dia 26 de junho, para a discussão sobre a rede de atendimento de crianças, adolescentes e adultos em uso abusivo e dependência de substância psicoativa em Araçatuba e seus familiares, contando como público principal a rede de atendimento à Saúde, a Assistência Social e a Educação. A mesa redonda será composta por representantes das instituições e serviços: CAPS AD, CAPS IJ, Amor Exigente, N.A. (Narcóticos Anônimos) e da Secretaria Municipal de Assistência Social. O encontro ocorrerá no auditório da UniToledo Wyden, às 8h.
Na terça-feira (27) serão desenvolvidas ações com os adolescentes da Fundação Mirim, da ABAC (Associação Beneficente Amor e Cuidado) e do Lar Caminho de Nazaré, com o intuito de levar conhecimento e reflexão sobre a relação da adolescência e o início de substância psicoativa em uma perspectiva preventiva. As ações de orientação vão ocorrer na sede dos referidos locais.
Ainda no dia 27 haverá participação na rádio BAND FM, às 18h, para discorrer sobre o COMAD, sua organização e atuação e principalmente sobre a rede de atendimento a especificidade da demanda no município, com a representação de um conselheiro e um representante do CAPS AD, serviço que compõe a rede de atenção psicossocial e central no que diz respeito ao atendimento do público adulto em uso abusivo e/ou dependência de álcool e outras drogas no município.
Na quarta-feira (28), será desenvolvida ação socioeducativa na Casa Bom Samaritano, com os 33 residentes. A Semana Municipal de Combate às Drogas se encerra com a participação do COMAD na rádio Cultura FM, às 17h.
O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Araçatuba, denominado COMAD, foi criado e instituído pela Lei Municipal nº 6.151 de 1 de julho de 2022 para integrar-se ao esforço nacional de combate às drogas e dedicar-se ao pleno desenvolvimento das ações referentes à redução da demanda de drogas.