Equipe da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) da Polícia Militar realizou, no final de semana, em Penápolis, uma ação de fiscalização contra veículos. O alvo foram motos que estivessem com o escapamento adulterado, causando grande barulho, além das famosas motos elétricas e bicicletas motorizadas.
A fiscalização também notificou veículos rebaixados, som alto ou outras irregularidades. Os trabalhos aconteceram no sábado (13), em três locais: avenidas Rui Barbosa, João Antônio de Castilho e Luís Osório.
Na oportunidade, foram feitas 26 autuações diversas, como falta de licenciamento, mau estado de conservação, suspensão alterada, ausência da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e escapamento irregular. Foram removidas seis motocicletas e um carro.
Bicicletas motorizadas
Também foram levadas para o pátio duas bicicletas motorizadas. Por possuir modelos que não se enquadram como moto tradicional – pela potência e velocidade menores –, não eram regulamentados, então, não havia como registrá-los.
Isso mudou em 2021, quando resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estabeleceu que os veículos se enquadram como ciclomotores e têm que seguir regras. Além disso, ao contrário do que muitos pensam, menores de 18 anos não podem conduzir motos elétricas, porque não têm idade permitida para obter habilitação para dirigir.
Ainda na operação foram registrados 12 CRR (Comprovante de recolhimento ou Remoção), sendo nove de remoção de três de bloqueio. Fiscalizações neste sentido acontecerão, principalmente, aos finais de semana e em locais com aglomeração e perturbação de sossego. Outras já aconteceram em períodos anteriores. (Por: Ivan Ambrósio)