Especialistas em saúde estão em alerta devido ao reaparecimento de casos do sorotipo 3 do vírus da dengue, o que indica a possibilidade de uma nova epidemia da doença.
Existem quatro sorotipos do vírus da dengue, sendo que o tipo 3 teve sua última prevalência no início dos anos 2000. Isto significa que muitas pessoas não desenvolveram anticorpos contra essa variante do vírus.
Após a infecção por qualquer um dos quatro sorotipos da dengue, o indivíduo adquire imunidade temporária a todas as variantes do vírus. Com o passar do tempo, essa imunidade se restringe apenas ao sorotipo específico que causou a infecção. Outro aspecto preocupante é que uma segunda infecção por um sorotipo diferente do primeiro pode resultar em quadros mais graves da doença.
De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foram registrados este ano quatro casos de dengue tipo 3, sendo três em Roraima, na região Norte, e um no Paraná, na região Sul do país.
Novo genótipo do sorotipo 3
Felipe Naveca, chefe do Núcleo de Vigilância de Vírus Emergentes, Reemergentes e Negligenciados da Fiocruz Amazônia, destacou que a linhagem do sorotipo 3 detectada recentemente é diferente da que causou epidemias no início dos anos 2000.
Os pesquisadores da Fiocruz indicam que houve uma nova introdução do genótipo III do sorotipo 3 do vírus nas Américas, vindo da Ásia. Essa linhagem já está circulando na América Central e, recentemente, também foi identificada em casos nos Estados Unidos e agora no Brasil.
Dos casos estudados, três são autóctones de Roraima, ou seja, contraídos localmente. O caso registrado no Paraná foi importado, diagnosticado em uma pessoa proveniente do Suriname.
Sintomas da infecção
Os sintomas da infecção pelo sorotipo 3 são semelhantes aos dos outros tipos do vírus e incluem:
- febre alta,
- dores de cabeça,
- dores no corpo e nas articulações,
- fraqueza,
- dores atrás dos olhos,
- erupção e coceira na pele,
- náuseas e vômitos.
Na forma mais grave da doença, o paciente pode sentir fortes dores abdominais, vomitar constantemente, apresentar sangramento de mucosas e entrar em colapso circulatório.