Um caso de agressão e injúria homofóbica cometida por uma psicóloga contra funcionários do restaurante Casa do Saulo, localizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, está sob investigação da Polícia Civil. O incidente ocorreu no sábado (27) e ganhou repercussão nas redes sociais, com vídeos do ocorrido viralizando.
De acordo com relatos, a psicóloga Juliana de Almeida Cezar Machado entrou em confronto com a chef de cozinha Isabela Duarte e um auxiliar de cozinha, Henrique Lixa, após um desentendimento com seus pais no local. A situação se tornou violenta quando Juliana, que se apresentou falsamente como desembargadora, começou a agredir verbal e fisicamente os funcionários.
Isabela Duarte sofreu um corte no braço causado pelos estilhaços de uma taça de vinho atirada por Juliana. “Eu vou denunciar essa ** Eu sou desembargadora, sua *** e vou trazer a polícia aqui pra fechar essa *** (…) Sua sapatão de mer**”, proferiu a psicóloga, de acordo com testemunhas.
Henrique Lixa foi atingido no rosto e no braço durante o episódio. “Ela atingiu o meu lábio. Me bateu no rosto. Ela me arranhou no braço, na mão. E aí eu me afastei um pouco da situação para não me exaltar mais. Depois a polícia chegou, ela continuou cometendo crimes homofóbicos”, relatou.
O Museu do Amanhã e o restaurante Casa do Saulo divulgaram notas de repúdio aos ataques. Ambos afirmaram que todas as formas de preconceito são inadmissíveis.
A psicóloga foi levada à delegacia, onde o caso foi registrado como lesão corporal. No entanto, o boletim de ocorrência não menciona crime por causa das ofensas preconceituosas. Os advogados do restaurante planejam solicitar uma revisão do registro à Polícia Civil. A mulher foi posteriormente liberada.
Nota do Museu do Amanhã
Nesse último sábado, infelizmente, acompanhamos um caso lastimável de homofobia e agressão no restaurante dentro do Museu. O fato foi informado à equipe do Museu, que apoiou e acompanhou as vítimas até a delegacia para a realização do Registro de Ocorrência. O Museu do Amanhã, como um espaço de convivência que valoriza o diálogo, a diversidade e a troca de saberes, é contra qualquer tipo de ação discriminatória e não compactua com nenhum ato de violência.
Nota do restaurante Casa do Saulo
Nosso compromisso vai além de servir pratos deliciosos, sustentabilidade e biodiversidade. Aqui, a inclusão e a diversidade são os temperos que dão sabor à nossa essência. Queremos que todos se sintam acolhidos, valorizados e respeitados em nossos restaurantes. Cada pessoa traz consigo uma história única, e é essa diversidade que torna nossa comunidade ainda mais especial. Vamos juntos construir um ambiente onde todos têm voz e espaço para serem autênticos. Nossa mesa está sempre posta para a inclusão, o respeito e o amor. Dizemos não à homofobia, ao racismo, à xenofobia e a qualquer tipo de preconceito!