O Procon de Andradina iniciou uma série de vistorias em postos de revenda de combustíveis, para apurar se houve redução nos preços, após nova política econômica adotada pela Petrobras.
Os novos valores começaram a valer na quarta, mas o repasse não é automático. A redução dos preços nos postos de combustíveis será percebida pela população à medida que os estoques de diesel e gasolina forem repostos.
Segundo o coordenador do Procon em Andradina, Marcel Calestini, o trabalho é justamente comparar o valor da nota fiscal de compra dos combustíveis com o preço praticado nas bombas.
“A maioria dos postos visitados já havia aplicado o desconto, outros se comprometeram a baixar os valores, após a orientação do Procon, em atendimento ao Código de Defesa do Consumidor”, explicou.
Todos os postos de combustíveis da cidade foram visitados e todos os proprietários foram receptivos e forneceram as informações necessárias para que a fiscalização ocorresse.
A redução ocorre depois que a Petrobras pôs fim ao chamado PPI (Paridade de Preços Internacional), política de preços em vigor desde outubro de 2016. Esse modelo usava o custo do barril de petróleo no mercado internacional e a cotação do dólar para definir o preço dos combustíveis à venda no Brasil.