A Polícia Militar Ambiental capturou, nesta quarta-feira (10), em Penápolis, uma capivara que estava no pátio de uma empresa de irrigação e que fica entre as rodovias Sargento Luciano Arnaldo Covolan (SPI-486) e Assis Chateaubriand (SP-425).
Durante a “Operação Impacto”, a equipe foi solicitada pelo Corpo de Bombeiros para auxiliar em pegar o animal. Chegando ao local, os policiais constataram que a capivara estava nos fundos da empresa. Um cerco foi feito, encurralando o mamífero no portão e, com o auxílio de um cambão, a equipe conseguiu colocá-lo dentro de uma gaiola.
Como foi constatado que não havia nenhum ferimento, estando apta para soltura, à equipe foi até o córrego Bonito, no bairro rural do Cruzeiro, devolvendo-a ao habitat natural. A capivara se destaca por ser o maior roedor vivente, podendo atingir até 100 quilos.
Apresenta hábito semiaquático, sendo encontrada em áreas associadas a cursos de água, onde se protege de predadores e se reproduz. São animais sociais que vivem em grupos de até 20 indivíduos e seus hábitos são diurnos, com pico de atividades no período vespertino e crepuscular. (Por: Ivan Ambrósio)