O professor de Muay Thai Iuri Felipe Rodrigues Coutinho, o Gordão, como é conhecido, e seus alunos Marcos Thiago Gomes de Oliveira, 14, e Fernando Vieira, 22, de Valparaíso, conquistaram o Campeonato Estadual nas respectivas categorias em competição na cidade de Nova Andradina (MS), no início do mês.
Marcos Thiago foi campeão da categoria infantil em sua estreia no estadual da modalidade. Já Fernando, em sua primeira luta, nocauteou o oponente conquistando a vaga para o confronto final, entretanto, não precisou realizar a luta visto que o adversário não compareceu.
Iuri foi o cabeça de chave no torneio. Devido ao seu último desempenho na competição do ano anterior, ele realizou uma única luta para conquistar o cinturão. A esposa dele, professora Larissa Queiroz, foi peça fundamental na ótima caminhada dos atletas no Estadual. Ela não só treinou os atletas na preparação física como ajudou no corne.
De acordo com Fernando, na hora da luta, utilizou todo seu aprendizado e conseguiu vencer com o tempo de 2m30s. “Foi nocaute”, disse. Na opinião de Iuri, os treinadores devem orientar os atletas em como tirar a pressão de um torneio, pois é somente um esporte e eles estão competindo por vontade própria. “Foi uma experiência nova, eles lutaram no mesmo evento que eu e foram campeões. Ficou marcado”.
Além das lutas, os alunos ajudaram Iuri em sua preparação para o torneio. O título de seus alunos, conforme explicou Iuri, está dentro do padrão de treinamentos do Muay Thai e isso é motivo de grande felicidade.
Para Fernando, a medalha significou um objetivo alcançado e a vitória em Nova Andradina serviu de grande incentivo em sua carreira no esporte. “Quem sabe vamos ao Mundial”, disse ele.
Apoio
Marcos Tiago é aluno de Iuri há cinco anos e relatou que sua mãe deixou que lutasse pela primeira vez em uma competição. E que, após a conquista, a mãe o parabenizou e foi um momento feliz entre mãe e filho. “Ela assistiu toda a luta”.
Agora com a conquista, o jovem está classificado para o nacional e cativa o sonho de ir à Tailândia para competir o Mundial.
Disciplina
Segundo o professor, ele escolheu os dois alunos para o estadual devido ao merecimento, ao desempenho nos treinamentos e quem tem boas notas na escola. “Toda arte marcial tem uma disciplina e caso meus alunos não sigam, não vão competir”.
Além de não participarem de competições, os alunos indisciplinados não se graduam (não mudam de faixa).
Sonho pelo Mundial
Iuri disse que ele, junto com os dois alunos, desejam alcançar a vaga para o Mundial. Um atleta conquista esta vaga após vencer o Estadual e o Brasileiro de Muay Thai.
Ele contou também que não pretendia disputar o Campeonato Estadual devido ao cansaço físico ocasionado por uma luta anterior. No entanto, pela insistência do presidente da Federação, ele se inscreveu.
2023
Marcos deseja, até o final de 2023, lutar e conquistar mais campeonatos. Fernando também possui como foco lutar mais vezes, se profissionalizar na modalidade, subir mais um grau e conquistar o Campeonato Brasileiro.
Já Iuri deseja servir de inspiração para todos os novos lutadores, fazer um bom trabalho e conquistar novos campeonatos. (Por: Guto Ferrarezzi)