Uma onda de frio de origem polar se espalhou por toda a região centro-sul do Brasil nesta semana e ganhará mais força nos próximos dias. As temperaturas durante a noite e nas primeiras horas da manhã continuarão baixas até pelo menos a próxima quarta-feira, 17 de maio, nos estados do Sul e do Sudeste. A região Centro-Oeste também experimentará madrugadas mais frias do que as da semana passada.
Neste fim de semana, 13 e 14 de maio, o frio polar será mais intenso no Sul, Sudeste e Mato Grosso do Sul. Temperaturas entre 5°C e 10°C serão registradas no sul de Mato Grosso do Sul, em partes do interior de São Paulo, e em muitas áreas dos estados da Região Sul e também na região Serrana do Rio De Janeiro.
Áreas mais elevadas dos estados da Região Sul podem esperar temperaturas próximas ou até mesmo ligeiramente abaixo de 0°C. As regiões serranas em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro também sentirão uma queda mais acentuada da temperatura neste fim de semana.
Condições propícias para a formação de geada estão previstas para o amanhecer deste sábado, 13, nas serras gaúcha e catarinense. No domingo, 14, a geada poderá se formar na Serra da Mantiqueira, na divisa de São Paulo com Minas Gerais, e em cidades de altitude mais elevada, como Campos do Jordão, Maria da Fé e Monte Verde.
Capitais na Mira do Frio
Várias capitais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil podem estabelecer novos recordes de frio para o ano neste fim de semana ou na próxima segunda-feira, 15 de maio. Por exemplo, Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, já estabeleceu um novo recorde de frio para 2023 nesta sexta-feira, com a temperatura de 13,2°C.
Outras capitais também estão à beira de novos recordes de frio. Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória são algumas das cidades onde as temperaturas podem atingir novas mínimas para o ano.
Porto Alegre tem uma previsão de temperatura de até 9°C no fim de semana, o que poderia superar o recorde de frio atual de 10,4°C, registrado em 20 de abril.
Curitiba pode ver a temperatura cair para °C, potencialmente superando o recorde atual de 9,2°C, registrado em 21 de abril.
São Paulo pode atingir temperaturas de até 1°C no fim de semana, quebrando o recorde atual de 12,3°C, registrado em 21 de abril.
Rio de Janeiro tem uma previsão de até 15°C no fim de semana, igualando a menor temperatura registrada este ano, de 15°C, em 21 de abril.
Belo Horizonte pode ver temperaturas de até 13°C no fim de semana, superando o recorde atual de 16,4°C, registrado em 21 de abril.
Vitória tem uma previsão de até 18°C no fim de semana, que poderia quebrar o recorde atual de menor temperatura de 20,3°C, registrado em 3 de maio.