Moradores de Araçatuba voltaram a procurar a reportagem do RP10 para reclamar da água turva fornecida pela GS Inima Samar que sai das torneiras de suas residências. Desta vez, os casos relatados são nos bairros Vila Nova e Icaraí.
Um dos casos ocorre na residência da dona de casa Marinês Vendrame Botaro, que mora na rua Guaraciaba, bairro Vila Nova. Ela conta que a água começou a sair turva da torneira há cerca de uma semana, o que está causando vários transtornos.
Para cozinhar, ela compra água mineral e, para lavar roupas, deixa a água escorrer e ficar atenta se não está barrenta. “O problema ocorre principalmente pela manhã ou à tarde. Um dia tirei a roupa da máquina de lavar e estava toda encardida”, contou.
Ela conta que lavadora também fica com resíduos e ela tem receio de que o equipamento recém-comprado acabe se danificando.
Na casa do empresário Fernando Itavo, o problema é parecido. Ele mora na rua Assis Chateaubriand, bairro Icaraí, e conta que vem percebendo a turbidez da água há cerca de duas semanas. Porém, há dois meses, houve uma situação parecida e ele chamou os funcionários da Samar, que foram até lá e levaram um galão de água para fazer análise. “Desde então, não obtive resposta”, afirmou.
Itavo disse que já gastou R$ 1 mil pra limpar as quatro caixas d´água de sua residência e agora terá de desembolsar novamente esta quantia, pois os resíduos voltaram a se acumular.
Para fazer comida, ele também está comprando água mineral, gastando, em média, três galões de 20 litros por semana.
OUTRO LADO
A Samar informou que enviou uma equipe da GS Inima Samar nos dois endereços passados pela reportagem do RP10, para fazer a coleta e análise da qualidade da água que chega a estes imóveis.
“Na última sexta-feira, houve uma manutenção emergencial nessa área para conserto de vazamento de água. Assim que o conserto foi concluído, equipes da GS Inima Samar realizaram a descarga na rede em toda a região. É uma descarga de água provocada para limpar a rede e evitar a turbidez da água. Mesmo assim, pode ter acontecido de ter ocorrências em imóveis”, informou a empresa, por meio de nota.
A concessionária garante que não há qualquer relação com os registros de turbidez verificados no mês passado que atingiram principalmente bairros da zona leste. “Não temos mais registros de reclamações por turbidez da água”, finalizou a nota da empresa.