O Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, visitou a região de Araçatuba, nesta sexta (05), para participar de encontros com os gestores de saúde locais e tratar das necessidades da Santa Casa. A informação da assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde é de que os cerca de 50 médicos que estavam em greve por atrasos nos salários colocaram fim à paralisação e irão retomar os atendimentos neste sábado (6).
Durante a reunião realizada nesta tarde, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Prefeitura de Araçatuba, a diretoria da entidade filantrópica chegou a um acordo com os funcionários e médicos que culminou no fim da greve nos atendimentos da unidade, segundo a pasta dirigida pelo médico Eleuses Paiva.
“Com esforços conjuntos do Estado, da Prefeitura e dos provedores da Santa Casa, chegamos a um acordo. Neste sábado, os médicos retomam os atendimentos, com a rotina normalizada já na próxima segunda. A greve está encerrada”, afirmou o Secretário.
Os destalhes do acordo entre os profissionais e o hospital não foram repassados à imprensa. Também não foi divulgado se a Secretaria de Estado de Saúde irá ajudar o hospital nem que tipo de ajuda seria.
Estiveram presentes na reunião o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, a Secretária Municipal de Saúde, Carmem Guariente, assim como o provedor da Santa Casa, Petrônio Pereira Lima, o vice-provedor, José Wagner Trivellato, e a equipe da unidade.
O Secretário da Saúde também participou de encontro com o diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Araçatuba, Francisco Carlos Parra Bassalore, o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP), Edson Rogatti, e 60 secretários e suplentes de saúde da região, além de prefeitos e representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).
Os médicos iniciaram a paralisação na terça-feira, dia 2 de maio, devido ao atraso no pagamento pela Santa Casa. Os profissionais estão sem receber desde janeiro deste ano e mantiveram apenas os atendimentos de urgência e emergência, além dos já previamente agendados.
A suspensão do pagamento dos médicos, inclusive, foi anunciada em fevereiro, quando a Santa Casa de Araçatuba preparou um plano de contingenciamento para contornar a crise financeira em que se encontra.
O hospital é referência em alta complexidade para 40 municípios da região de Araçatuba, com uma população de cerca de 800 mil pessoas.