Um vídeo divulgado por Enrico Minakawa de Mattos, jovem filiado ao Partido dos Trabalhadores, está atraindo atenção. Na filmagem, Minakawa questiona o senador Sergio Moro (União Brasil-PR), gerando um momento tenso entre os dois.
“No vídeo, vemos o nosso senador Sergio Moro, do Paraná. E eu gostaria de fazer uma pergunta: Como é ser considerado um juiz parcial pelo Supremo Tribunal Federal (STF)?”, questionou Enrico. Em resposta, Moro dá um tapa leve em Minakawa, que reage: “Não toque em mim, senhor. Por favor”.
Em sua conta no Twitter, Minakawa se descreve como estudante, membro do Partido dos Trabalhadores e ex-vereador da Câmara Jovem de Santos (SP).
Em 2021, o plenário do STF, por sete votos a quatro, considerou Moro suspeito na condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no caso do triplex do Guarujá. Como resultado dessa decisão, todas as ações realizadas por Moro neste caso foram anuladas. O vídeo de Minakawa parece buscar reavivar essa controvérsia e colocar Moro na defensiva.