Funcionários das duas unidades da Fundação Casa em Araçatuba também aderiram a greve geral da categoria na manhã desta quarta-feira, e com a redução no quadro de funcionários, as visitas no final de semana poderão ser suspensas por motivo de segurança.
As unidades em Araçatuba têm 160 funcionários. Há familiares que vêm, para as visitas, de toda a região num raio de aproximadamente 200 quilômetros. Eles correm o risco de chegarem e não poderem entrar pra visitar os adolescentes internados por defasagem no quadro de servidores devido à greve.
A informação dos líderes do movimento é de que todos os setores pretendem aderir, incluindo psicólogos, assistentes sociais, profissionais de enfermagem, educadores, operacionais, administrativos e segurança.
Os funcionários da Fundação Casa iniciaram greve na manhã desta quarta-feira em todo o Estado por não chegarem a um acordo de reajuste salarial com o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos). O governo de São Paulo ofereceu reajuste de 6% nos salários, mas os trabalhadores discordaram do valor e mantiveram o plano de greve, que já havia sido votado e aprovado no sábado (29).
O governo de São Paulo justifica quea proposta feita na terça-feira (2) impacta além do salário e incide em benefícios dos servidores (vale-refeição, vale-alimentação e auxílios creche e funeral). Caso aprovada, passa a valer a partir de junho.
A paralisação foi aprovada por 84% dos trabalhadores em assembleia. Assim, os funcionários estão oficialmente em greve desde as 0h desta quarta.