Em uma audiência pública na Comissão de Segurança Pública do Senado Federal, ocorrida na terça-feira (9/5), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, trocou provocações com o senador Marcos do Val (Podemos-ES).
Após refutar as críticas de Marcos do Val a respeito das ações do ministro durante os ataques de 8 de janeiro, Dino ironizou o senador, dizendo: “se você é da Swat, eu sou dos Vingadores”. Ele também condenou as postagens feitas por do Val em suas redes sociais, afirmando que o senador compartilha vídeos difamatórios e agressivos.
Dino ainda classificou as afirmações do senador da oposição como “construções mentais muito singulares, que realmente não têm suporte nos fatos”, e prosseguiu com a provocação: “Não precisa o senhor ir para a porta do Ministério da Justiça fazer vídeo de internet. Porque, se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores”.
8 de janeiro
Durante sua fala, Marcos do Val mencionou os ataques ocorridos no dia 8 de janeiro e questionou um vídeo de Dino, no qual o ministro afirma ter visto “poucas pessoas” subindo a rampa do Congresso Nacional durante a invasão. O senador também abordou os relatórios da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) enviados ao ministério e a prisão de bolsonaristas acampados em frente ao QG do Exército em Brasília.
A polêmica fala de Dino, questionada pelo senador, refere-se ao relato do ministro sobre o que presenciou no dia da invasão às sedes dos Três Poderes. Dino afirmou no vídeo que viu “poucos manifestantes” subindo a rampa, sugerindo que eles poderiam ter sido facilmente contidos pelas forças de segurança.
A audiência pública foi marcada por trocas de acusações e ironias entre Flávio Dino e Marcos do Val, gerando debates acalorados entre os políticos presentes. As investigações sobre os ataques de 8 de janeiro ainda estão em andamento e apontam para a participação de integrantes das forças e conivência de autoridades.