O dono de uma fazenda de Valparaíso, a 47 quilômetros de Araçatuba, onde há um plantio de cana, foi autuado em R$ 23,7 mil por incêndio em canavial em uma área de 23,76 hectares, após constatação via satélite.
A queimada foi detectada por satélite no dia 19 de maio e uma equipe da Polícia Ambiental foi ao local fazer a verificação posteriormente, constatando que realmente houve o incêndio. Foi aplicada a planilha institucional, que indicou pelo nexo de causalidade em desfavor dos responsáveis pelo canavial.
O administrador da propriedade relatou que o incêndio de autoria desconhecida atingiu o canavial que é de responsabilidade da própria Fazenda. Nesta sexta-feira (26) em prosseguimento a ocorrência os policiais mantiveram contato com o proprietário, que confirmou as informações passadas pelo seu administrador e forneceu os dados para a elaboração do Auto de Infração Ambiental .
Diante dos fatos, a equipe elaborou em desfavor do envolvido, o Auto de Infração Ambiental por fazer uso de fogo em área agropastoril sem autorização do órgão ambiental competente.