A vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor (Cidadania), é o principal nome do partido para concorrer à Prefeitura de Araçatuba nas eleições municipais de 2024. Seu nome deverá ser alçado como pré-candidata para o desafio de disputar, mais uma vez, o Executivo Municipal, em convenção da sigla que será realizada em julho deste ano.
A informação é do presidente do Diretório Municipal da sigla, Lázaro Eduardo Pereira, o Lazim, após encontro regional do Cidadania ocorrido no último fim de semana, na Câmara Municipal de Araçatuba.
O evento, que contou com a presença do deputado federal Arnaldo Jardim, além de correligionários, prefeitos, vereadores e lideranças sociais, sindicais e empresariais, colocou o nome de Edna Flor como a pré-candidata a prefeita pelo Cidadania.
Edna já concorreu à Prefeitura de Araçatuba, no ano de 2004, quando recebeu 30.229 votos (31,03% dos votos válidos) e ficou em segundo lugar no pleito, que teve como vencedor o então prefeito Jorge Maluly Netto, com 35.021 votos (35,95%).
No evento do Cidadania no fim de semana, Arnaldo Jardim arrancou aplausos da público quando disparou: “E vejo aqui a futura prefeita de Araçatuba, Edna Flor”, disse. Ele também declarou apoio ao prefeito de Guararapes, Alex Arruda, que deverá concorrer à reeleição e estava presente ao evento.
“O histórico de vida dela na política a credencia, principalmente depois de sete anos de parceria com o atual governo”, comentou Lazim. Formalmente, no entanto, o nome de Edna só deverá ser referendado oficialmente pelo partido a partir de março do ano que vem, quando tem início o prazo para as convenções partidárias que irão definir os candidatos a prefeito e a vereador.
Ainda não se sabe se Edna terá o apoio do prefeito Dilador Borges (PSDB) para ser sua sucessora. Nos bastidores, há outros nomes cotados para a função, como o do chefe de gabinete, Deocleciano Borella Júnior, que poderá entrar na disputa como candidato a prefeito com o apoio do atual chefe do Executivo.
Na oposição, outros nomes são cotados como pré-candidatos a prefeito. É o caso do vereador Lucas Zanatta (PL), que foi avalizado pela boa votação obtida em outubro do ano passado, quando concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Zanatta obteve 46.537 votos, boa parte delas vindos da dobradinha com o ex-ministro do Meio Ambiente de Bolsonaro Ricardo Salles, que foi eleito deputado federal.
Há, ainda, o ex-prefeito de Araçatuba Cido Sério, que tenta criar uma frente ampla para concorrer ao Executivo em 2024. Seu desafio, porém, é convencer o PT (Partido dos Trabalhadores), sigla que trocou pelo PRB (hoje Republicanos), sigla pela qual se candidatou a deputado federal em 2018. Depois, migrou para o PSD de Kassab e agora ensaia a filiação ao PV (Partido Verde).
Outro nome é do médico Filipe Fornari (PP), que disputou a Prefeitura de Araçatuba em 2020, ficando em terceiro lugar no pleito, com os seus 15.141 votos. No ano passado, concorreu a uma vaga na Câmara dos Deputados, mas não se elegeu. Atualmente, vem sendo sondado por vários grupos políticos para compor uma chapa como pré-candidato a vice-prefeito.
Já o ex-vereador Cido Saraiva (MDB), que conquistou 25.680 votos em 2020 como candidato a prefeito, também concorreu a deputado federal no ano passado, não tendo êxito. Ele é outro nome que poderá estar na disputa pela Prefeitura de Araçatuba no ano que vem.