O tenente-coronel da Polícia Militar Osny Henrique Caldeira, que se aposentou nesta semana, é o novo secretário municipal de Mobilidade Urbana de Araçatuba. Sua nomeação foi publicada na edição deste sábado (20) do Diário Oficial do Município. Ele substitui o também coronel da PM Marcelo Reis, que permaneceu no cargo em duas ocasiões durante o mandato do prefeito Dilador Borges (PSDB).
Osny Henrique Caldeira se desligou da PM na última segunda-feira, 15 de maio, quando recebeu uma despedida no seu último dia de serviço na instituição.O efetivo do CPI-10, na presença da comandante coronel Adriana Roledo Belluzzo, lhe prestou uma homenagem com café da manhã, na ocasião.
Com 30 anos de atuação na PM, Caldeira foi comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar, de Andradina (SP), cargo que assumiu em 2021, mesmo ano em que foi promovido ao posto de tenente-coronel.
Caldeira tem 49 anos de idade e ingressou na PM em 1993. No comando da Mobilidade de Araçatuba, um de seus principais desafios será resolver o problema do transporte público da cidade, com melhorias no serviço para atender os anseios da população que necessita deste meio de locomoção. Os usuários reclamam de ônibus lotados e horários reduzidos dos itinerários, sobretudo aos fins de semana.
Além disso, o novo secretário deverá propor soluções para os gargalos existentes nas vias de grande fluxo na cidade, gerando lentidão no trânsito nos horários de pico, o que ocorre em diversos pontos, como na Rua dos Fundadores, via que leva à zona leste, e avenida Baguaçu.
Há, ainda, os problemas de falta de sinalização em diversos pontos da cidade, além da precariedade de placas de nomes de ruas em dezenas de bairros, o que dificulta aos motoristas a localização de seus destinos, mesmo com o uso de ferramentas como o GPS.