Na manhã de sábado (27), a Polícia Federal (PF) apreendeu um avião pertencente à Igreja do Evangelho Quadrangular, carregado com 290 kg de maconha, no Aeroporto Internacional de Belém, no Pará. O avião era usado pelo ex-deputado e pastor Josué Bengtson, tio e padrinho político da senadora Damares Alves. Um homem foi preso prestes a transportar a droga.
A assessoria de Damares Alves confirmou o parentesco entre a senadora e Bengtson, afirmando que ela tomou conhecimento do ocorrido através da imprensa na manhã de sábado. Bengtson, que é secretário-executivo da Igreja do Evangelho Quadrangular, também assumiu a propriedade da aeronave que foi apreendida.
A Igreja do Evangelho Quadrangular alegou, em nota, que um prestador de serviço terceirizado acessou o avião na noite de sexta-feira (26) sem permissão e que desconhece a origem da droga.
Entenda o caso
A Polícia Federal (PF) apreendeu um avião pertencente à Igreja do Evangelho Quadrangular carregado com 290 quilos de skunk, um tipo de maconha concentrada, no Aeroporto Internacional de Belém, Pará. A ação aconteceu no sábado (27), quando a aeronave foi preparada para a decolagem. Um homem foi preso em flagrante por tráfico interestadual de drogas.
Agentes da PF interceptaram a aeronave, um monomotor, em um hangar de voos particulares antes da decolagem. A droga estava escondida em caixas de papelão. A prisão ocorreu depois que a polícia foi informada de um carregamento de drogas com plano de voo para Petrolina. “Minutos antes da decolagem, prevista para 7h30, o responsável pela droga foi abordado, enquanto caminhava do pátio à aeronave. Ao ver a polícia, correu para fora do aeroporto, mas foi alcançado”, explicou a PF em um comunicado.
O piloto não foi preso, pois os agentes entenderam que ele não estava envolvido no crime. A aeronave, no entanto, foi apreendida.
Nesta segunda-feira (29), a Igreja do Evangelho Quadrangular assumiu a propriedade do avião em uma nota pública. “A Igreja do Evangelho Quadrangular recebeu com surpresa a notícia do envolvimento do monomotor Bonanza, de sua propriedade, com carga não autorizada. Ao tomar conhecimento, imediatamente, a Igreja do Evangelho Quadrangular do Estado do Pará acionou a Polícia Federal”, disse a nota.
A PF abriu um inquérito para investigar mais detalhes sobre as circunstâncias do crime. A investigação está em andamento.
Nota da igreja
A Igreja do Evangelho Quadrangular recebeu com surpresa a notícia do envolvimento do monomotor Bonanza, de sua propriedade, com carga não autorizada.
Ao tomar conhecimento, imediatamente, a Igreja do Evangelho Quadrangular do Estado do Pará acionou a Polícia Federal, que efetuou a prisão de uma pessoa e apreendeu a carga.
É interesse da Igreja que tudo seja esclarecido e, portanto, reafirma o seu compromisso de colaborar com as investigações.
Atenciosamente, Igreja do Evangelho Quadrangular.