O WhatsApp lançou oficialmente, nesta terça-feira (11), a funcionalidade de pagamentos no Brasil, permitindo que os usuários do país comprem produtos e serviços diretamente pelo aplicativo de mensagens. De acordo com a Meta, controladora do app, os pagamentos serão feitos diretamente no chat, após o cadastro de dados bancários.
O serviço, que esperou anos por aval regulatório, focará primeiramente em pequenos comerciantes e terá implementação gradual. O WhatsApp afirma que 99% dos smartphones no Brasil possuem o aplicativo instalado.
A funcionalidade para transferências de recursos entre indivíduos e, depois, pagamentos, foi anunciada pela Meta em meados de 2020, ainda quando o grupo controlador era chamado de Facebook. Entretanto, a ferramenta foi rapidamente bloqueada pelo Banco Central (BC) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que temiam impactos no sistema de pagamentos do país em termos de concorrência, eficiência e privacidade de dados, além da necessidade de certas licenças regulatórias.
O Cade retirou a suspensão dias depois, enquanto o BC liberou a transferência entre indivíduos somente no primeiro semestre de 2021 e a modalidade de pagamentos apenas em março deste ano.
De início, o WhatsApp aceitará cartões de débito, crédito e pré-pago. Para realizar compras pelo WhatsApp, é preciso cadastrar os dados bancários na seção “pagamentos” do aplicativo. Atualmente, cerca de 15 bancos estão disponíveis para cadastro. Depois disso, o pagamento pode ser feito diretamente no chat com a empresa.
Para garantir a segurança da modalidade, o WhatsApp terá tokenização dos cartões realizada pelas bandeiras Visa e Mastercard, além de uma senha de uso da modalidade de pagamentos do WhatsApp, que poderá ser substituída por impressão digital ou reconhecimento facial.
No início, a venda estará disponível apenas para alguns empreendimentos que usam o WhatsApp Business, uma versão do aplicativo voltada para negócios. O foco em pequenos empresários é uma estratégia do WhatsApp para o lançamento do produto, já que o BC não colocou limites neste sentido.
O serviço de mensagem ainda tem o WhatsApp Business API, uma versão mais robusta e paga voltada a empresas maiores, mas que ficará de fora da modalidade de pagamentos, por ora. O chefe do WhatsApp na América Latina afirmou que não haverá limites para o valor das transações. A ideia é cobrir todos os clientes deste segmento em “alguns meses”, de acordo com a companhia.
Deixe o seu comentário