Um surto de síndrome mão-pé-boca, doença viral comumente transmitida entre crianças, levou à suspensão das aulas em dez instituições educacionais de Valparaíso, São Paulo. Segundo dados do município, 77 casos foram notificados em seis creches e quatro escolas de ensino fundamental.
No dia 30 de março, 39 casos haviam sido confirmados, mas o aumento no número de ocorrências motivou a suspensão das aulas nesta semana como medida preventiva. A prefeitura de Valparaíso disponibilizou atividades online aos alunos afetados e, para aqueles que enfrentam problemas de conexão à internet, foi permitida a reposição de aulas no contraturno escolar.
Os pais e responsáveis são aconselhados a levar seus filhos ao Centro de Especialidades Odontológicas das 7h às 17h caso apresentem sinais e sintomas da síndrome mão-pé-boca. A Santa Casa de Valparaíso também realiza atendimentos após as 17h. A pediatra Luciana Botelho esclarece que a doença tem maior proliferação durante o verão e períodos chuvosos, sendo transmitida por contato direto e gotículas. A especialista destaca a importância do isolamento das crianças infectadas e da higiene nas escolas.
Os sintomas da síndrome mão-pé-boca incluem febre, pequenas bolhas na palma das mãos, planta dos pés e ao redor e dentro da boca, que não causam coceiras. A doença é autolimitada e não possui tratamento específico, sendo o tratamento sintomático.
Deixe o seu comentário