Após várias matérias publicadas pelo RP10 com base em relatos de moradores de diversos bairros de Araçatuba, questionando a qualidade da água fornecida pela GS Inima Samar, que está chegando turva nas torneiras, e acabaram repercutindo também na Câmara dos Vereadores e até Ministério Público, a concessionária encaminhou uma nota de esclarecimento em torno do assunto, que está publicada abaixo na íntegra. Anteriormente, a assessoria de imprensa do órgão já havia emitido uma nota justificando que apesar da coloração, á agua que chega as torneiras é potável.
Confira a nota de esclarecimento enviada nesta quarta-feira ao RP10
Manutenções emergenciais realizadas pela GS Inima SAMAR, na última semana, para conserto de rompimentos em adutoras e intervenções necessárias para a setorização do sistema de distribuição de água, causaram registros de turbidez na água em alguns bairros de Araçatuba, especialmente os da zona leste.
As intervenções feitas nas redes de água – seja por manutenção emergencial ou melhorias e investimentos – exigem, em muitos casos, a despressurização e esvaziamento da rede durante o período de manutenção; no retorno do abastecimento, ocorre eventualmente o arraste de algum material inerte presente nas tubulações, que não causa danos à saúde, mas que pode mudar a coloração da água momentaneamente em alguns pontos da rede.
Para minimizar o problema, equipes da GS Inima SAMAR realizam descargas de limpeza nas redes para eliminar os resíduos que possam chegar aos imóveis, contudo nem sempre se consegue eliminar 100% esse efeito.
Qualidade da água
A GS Inima SAMAR realiza, de hora em hora, coletas para verificação da qualidade que atestam que a água é segura para consumo. A qualidade da água distribuída à população de Araçatuba obedece integralmente aos parâmetros exigidos pela legislação brasileira, definidos pela Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021, do Ministério da Saúde.
São realizadas mensalmente mais de mil análises da água que avaliam todas as etapas do tratamento da água, desde sua captação, estações de tratamento, redes de distribuição e chegada aos cavaletes dos imóveis. São analisadas características como a turbidez da água, cor, cloro, coliformes totais e, inclusive, parâmetros de metais e a presença de agrotóxicos.
Melhorias nas redes
“Cuidamos diariamente de 990 km de redes de água e de 960 km de redes de esgoto, atendendo 78,5 mil ligações entre residências, comércio, indústria e prédios públicos. Muitos trechos das redes de água são bem antigos, com mais de 80 anos de uso. É um trabalho permanente de troca de troca de redes e ramais antigos. Somente no último ano foram implantadas 44 km de redes, entre substituições de redes antigas e redes novas de água”, diz o diretor técnico da GS Inima SAMAR, Eduardo Caldeira.
Segundo ele, para melhorar a eficiência da gestão da água, a GS Inima SAMAR tem investido pesado em setorização do sistema de água para redução de perdas na distribuição, renovação de redes e segurança hídrica.
Em 2022, a GS Inima SAMAR investiu mais de R$ 46 milhões em obras e melhorias para o saneamento da cidade.
“Os nossos números atestam o esforço permanente da GS Inima SAMAR em prestar um serviço de qualidade com eficiência e responsabilidade para toda a população de Araçatuba. Esse será sempre o nosso objetivo”, finaliza o diretor.
Contatos com a GS Inima SAMAR
Os clientes que tiverem dúvidas ou quiserem solicitar a descarga de rede em seu cavalete, podem sempre entrar em contato pelos nossos canais de atendimento, que ficam disponíveis 24h por dia, todos os dias da semana. O Whatsapp é o (11) 95020-6424, além do 0800 770 2295.
Por isso, a GS Inima SAMAR tem segurança em garantir que a água que abastece a população de Araçatuba obedece aos padrões de qualidade e potabilidade, pois está dentro dos limites de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias brasileiras.