O problema com água turva saindo das torneiras em Araçatuba persiste e a reposta da GS Inima Samar, de que a água, mesmo sendo turva é potável, não convence internautas. O problema está sedo relatado em vários bairros da cidade.
Moradora no bairro Concórdia 1, Daniela Nolasco conta que iria aproveitar o feriado desta sexta-feira para ficar na piscina. Pela manhã ela fez a drenagem após decantação e a água estava cristalina. Em seguida ela ligou a mangueira porque o nível estava um pouco baixo.
No entanto, quando voltou para fechar a mangueira, a piscina já estava toda turva. Na foto acima é possível ver a diferença antes e depois dela encher a piscina. Daniela comenta que se soubesse, deixaria o nível um pouco mais baixo, mas pelo menos a piscina ficaria limpa. “Agora, além de não poder aproveitar o feriado, terá de gastar com mais produtos químicos para limpeza e vai ter que esperar decantar tudo de novo para aspirar e poder aproveitar”.
Jean Carlos dos Santos, que mora no bairro Abílio Mendes, disse que chegou de madrugada do trabalho e quando foi tomar banho percebeu que a água estava turva. Ele disse que hoje pela manhã, ao abrir as torneiras, saiu uma água que parecia estar com barro. “Estou usando água mineral de garrafão para lavar louça”, explicou ele, dizendo que não tem como uma água daquela cor ser potável, como afirma a Samar.
Andréa Alves da Silva, moradora do bairro Etemp, disse que há quatro dias vem percebendo que a água está chegando com uma coloração mais escura. Ela contou que uma peça de roupa de trabalho ficou com a parte branca cheia de mancha, como se fosse de terra, depois que ela tirou da máquina de lavar.
Segundo Andréa, quando o filho foi lavar o banheiro, percebeu também uma água marrom saindo da torneira. Apesar da Samar dizer que a água é potável, ela afirma que não tem coragem de utilizar para beber ou cozinhar.
Fábio Hanischi mora no Concórdia 3 e também relatou o mesmo problema. Ele disse que na terça-feira começou a perceber que a água estava chegando com coloração escura na torneira de sua casa.
Ele teme pela saúde, principalmente da esposa, que está grávida, e por isso não tem usado a água para fins culinários e para consumo. Hanischi disse que percebe também que a parte inferior do chuveiro fica amarelada devido a essa água.
Viviane Mendonça, que mora no Porto Real 2, falou que o problema não é de hoje, e disse que em uma das vezes quando reclamou, funcionários da Samar encontraram até pedaço de garrafa PET e folha podre no encanamento que chega ao seu cavalete. Ela disse que não tem condições de ficar comprando água mineral e por isso precisa consumir a água da torneira, sendo que já teve problema com diarreia.
Samar diz que água é potável
Após a publicação da primeira matéria, na terça-feira (19), a assessoria de imprensa da GS Inima Samar enviou seguinte nota à reportagem:
“A GS Inima SAMAR informa que devido a várias intervenções que têm sido feitas para melhorias no sistema de abastecimento da cidade, pode ocorrer alguma coloração na água. Para minimizar o impacto das obras, que muitas vezes exigem manobras nas redes, a GS Inima SAMAR tem realizado descargas de rede e está monitorando todo o sistema de distribuição de água. De qualquer forma, essa turbidez não compromete a potabilidade da água. Caso os clientes tenham dúvida ou queiram solicitar a descarga de rede no cavalete, os canais de atendimento da GS Inima SAMAR estão sempre disponíveis: WhatsApp (11) 95020-6424 e Call Center 0800 7702295.”