Na manhã deste sábado (22), pelo horário de Portugal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido pelo presidente português, Marcelo Rabelo, com honras militares, na Praça do Império, em Lisboa sob um forte esquema de segurança, com pelo menos duzentos policiais destacados para a operação. Em seguida participou da cerimônia de deposição de flores no túmulo do Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerônimos.
Apesar do temor de tumultos, um grupo de apoiadores de Lula se aglomerou na Praça do Império e demonstrou entusiasmo durante a execução dos hinos de Portugal e do Brasil, gritando o nome do brasileiro e entoando músicas características do PT. Acompanhado pela primeira-dama, Janja da Silva, Lula rompeu o protocolo e acenou para o público.
Lula visitou o túmulo do escritor Luís de Camões e, em seguida, participou de um encontro privado com Rebelo de Souza no Palácio de Belém, sede da Presidência portuguesa. Os dois presidentes participaram também da reunião de Cúpula Brasil-Portugal, na qual serão assinados pelo menos 13 acordos, incluindo medidas para a educação e a proteção de pessoas com deficiência.
Pela tarde, Lula será recebido pelo primeiro-ministro português, António Costa, por ocasião da XIII Cimeira Luso-Brasileira. A previsão é que a Cimeira seja encerrada às 20h, pelo horário local. A última cimeira entre Brasil e Portugal ocorreu em 2016.