De acordo com a coluna “Último Segundo”, do portal IG, políticos do PSDB ligados ao bloco de oposição ao presidente Lula teriam consultado o vice-presidente Geraldo Alckmin sobre a possibilidade de impeachment do chefe do Executivo. Os políticos queriam saber se Alckmin “toparia assumir o país em caso de afastamento de Lula”. O ex-governador de São Paulo, porém, teria colocado um ponto final no assunto, afirmando que “o presidente é o Lula”.
Um tucano teria confirmado a conversa, mas negado que o PSDB tenha interesse na abertura de um processo de impeachment contra Lula. Segundo ele, a conversa teria sido informal e os deputados estavam apenas brincando.
A crise envolvendo o ex-ministro do GSI, Gonçalves Dias, causou desgaste ao governo Lula, que passou a apoiar a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre os atos terroristas de 8 de janeiro em Brasília. Esse cenário pode ter incentivado os políticos do PSDB a procurarem Alckmin para discutir o impeachment de Lula.
Depois da “consulta sobre o impeachment”, Alckmin teria contado a Lula sobre o ocorrido. Segundo o Portal “IG”, o presidente teria dito a seu vice: “Eu confio em você”. A temperatura alta da política na capital federal indica que a crise política continua a se aprofundar no país.