Uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha revelou que 51% dos entrevistados acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve ser condenado e se tornar inelegível por oito anos devido à sua campanha contra as urnas eletrônicas. Já 45% dos participantes defendem a inocência do ex-presidente e não consideram necessária sua punição pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O levantamento foi realizado entre os dias 29 e 30 de março, ouvindo 2.028 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Dentre os entrevistados, 4% não souberam avaliar a questão.
O TSE concluiu recentemente a coleta de provas no processo que investiga os ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro. A ação em questão envolve a minuta do golpe, um documento encontrado pela Polícia Federal em janeiro, que buscava estabelecer condições para reverter a vitória eleitoral do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio de um estado de defesa no TSE, não previsto na Constituição.
As partes envolvidas no processo têm até 10 de abril para se manifestar, e o Ministério Público Eleitoral tem prazo até dia 12. Após isso, o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves, preparará o relatório e seu voto, e solicitará ao presidente do TSE, Alexandre de Moraes, a marcação da data do julgamento. Não há previsão de quando isso ocorrerá.
Além deste caso, Bolsonaro responde a mais de uma dezena de investigações eleitorais no TSE e processos criminais no Supremo e em instâncias inferiores. Um dos casos recentes envolve o suposto recebimento irregular de joias dadas de presente pelo governo saudita, o qual Bolsonaro nega irregularidades.
Deixe o seu comentário