Moradores dos bairros Vicente Grosso e em uma região do bairro Umuarama, em Araçatuba, estavam relatando desde a manhã desta quarta-feira problema de desabastecimento sem previsão de um retorno, que gerou transtorno, mesmo em imóveis dotados de reservatórios.
De acordo com a moradora Vânia Grossi, do bairro Vicente Grosso, é comum faltar água no bairro, o que causa muito transtorno na vida das pessoas. Segundo ela, pelo menos uma vez ao mês os moradores sofrem com o problema.
Nesta quarta-feira o problema começou no período da manhã. A tarde ela disse que ainda estava aguardando normalizar o problema para lavar a louça. Outro problema é que quando o abastecimento se normaliza, precisa deixar as torneiras abertas pelo menos meia hora para dar vazão a água escura que começa a sair. E mesmo sem qualidade, como passa pelo registro, a água é tarifada normalmente.
O morador Mateus Vinícius de Souza Hilário precisou comprar galões de água para fazer o almoço. Ele disse que o problema iniciou pela manhã e sua caixa d´água já estava pela metade. Hilário ligou na Samar e a informação passada era a de que havia muita demanda de ligações e não tinha uma previsão para normalização do abastecimento. Segundo ele, a concessionária não avisou que iria haver interrupção no fornecimento de água.
As moradoras Delma Julia Antoniole e Ângela Festraits Coelho também relataram falta de água no bairro Vicente Grosso, e a moradora do Umuarama, Laine Guimarães, relatou o mesmo problema no bairro.
Ana Cláudia Martins, que mora no Vicente Grosso, disse que o problema é frequente e nesta terça-feira também faltou água. “Muitas vezes eles não avisam. Sem contar que a ´pagua está sempre suja”, disse ela.
Outro lado
A Samar envio nota informado o que ocasionou o interrupção no abastecimento:
“A GS Inima SAMAR realiza manutenção emergencial nesta quarta-feira (19 de abril), na Rua Manoel Balthazar Sobrinho, para reparo de rompimento de adutora. Por causa dessa obra, os bairros Umuarama, CJ João Batista Botelho e CJ Vicente Luiz Grosso poderão sofrer interferências no abastecimento de água. A normalização do abastecimento está prevista para as 19h do mesmo dia.
Os imóveis que possuem caixa d’água não sentirão os efeitos da manutenção. A SAMAR pede que os moradores utilizem a água de seus reservatórios sem desperdícios. A caixa d’água deve ter capacidade equivalente ao consumo de pelo menos 24 horas, de acordo com as normas técnicas vigentes. A SAMAR solicita que, durante o período da manutenção, os clientes fechem o registro de entrada de água em seus cavaletes para auxiliar na retomada do abastecimento. Após o término da manutenção, o registro do cavalete deverá ser aberto novamente. Mais informações podem ser obtidas no site www.samar.eco.br e nos canais de Atendimento SAMAR: 0800-7702295 ou pelo WhatsApp: (11) 95020 6424.”