Um vazamento de esgoto que persiste há mais de um ano tem causado transtorno para moradores do bairro Morada dos Nobres, em Araçatuba. O problema está em um poço de visita (bueiro) localizado na esquina da avenida Otaciano Mendes Pereira com a rua Luís Góes, que transborda dejetos praticamente todos os dias.
A reclamação é do auxiliar geral Eduardo Tsutomu Komay, 49 anos, que reside próximo ao local. Em junho do ano passado, ele relatou o problema à GS Inima Samar, concessionária de água e esgoto, mas até agora, não foi resolvido.
O esgoto que transborda do poço de visita chega à rua José Simão da Silva, onde o auxiliar geral reside, acumulando na via, que mais parece uma lagoa de dejetos do que uma rua para o trânsito de veículos.
Este, aliás, é um dos problemas enfrentados pelos moradores. Com o esgoto na via, é preciso transitar com cuidado para não cair, pois a pista fica escorregadia, e se sujar.
“Normalmente, eu ando de moto, porque se saio de carro, é preciso atravessar pelo esgoto. De moto, a gente ainda consegue desviar pelas beiradas, mas mesmo assim, há o risco de cair”, contou Komay.
Além disso, o mau cheiro no local é insuportável, segundo ele. “Isso incomoda demais”, afirmou.
O vazamento de esgoto ocorre praticamente todos os dias, segundo o auxiliar geral, principalmente nos horários de pico, entre 18h e 21h, quando há muitas pessoas utilizando água em suas residências ao mesmo tempo.
A situação, entretanto, piora quando chove. “Acredito que é porque os moradores jogam a água da chuva ali e aí entope tudo e o problema se agrava”, disse.
Outro Lado
Ao ser questionada, a GS Inima Samar enviou a seguinte nota, por meio de sua assessoria de imprensa:
“Estamos neste momento no endereço indicado realizando um conserto na rede de esgoto.
Temos alguns registros de ordem de serviço neste endereço e em todas as desobstruções foram retirados muito lixo e terra.
Hoje, o local foi aberto novamente e a equipe verificou que várias pedras estavam presas, o que pode ter sido causado pela chuva.
Para evitar que esses extravasamentos ocorram a GS Inima Samar pede para que a população não jogue lixo no esgoto, uma vez que ele foi projetado para receber apenas resíduos líquidos.”