O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em visita à China, onde visitou o centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa de tecnologia Huawei, que atua há 25 anos no Brasil. Durante a visita, a Huawei fez uma apresentação sobre 5G, soluções em telemedicina, educação e conectividade. Lula elogiou o investimento em pesquisa e inovação da empresa e destacou a importância da parceria entre Brasil e China.
A Huawei reforçou o compromisso de trabalhar numa perspectiva de longo prazo para o desenvolvimento sustentável do Brasil, em parcerias com foco em conectividade, inclusão digital, educação, saúde e reindustrialização. A apresentação mostrou, por exemplo, conquistas em projetos de conectividade digital em zonas remotas da Amazônia e ações para conectar escolas públicas e interligar setores de segurança.
Após a visita, Lula se encontrou com o líder da empresa de veículos elétricos BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre as políticas públicas chinesas para a indústria de veículos elétricos. A BYD está negociando uma fábrica de automóveis elétricos em Camaçari, na Bahia.
Em seguida, Lula se reuniu com o presidente do conselho da China Communications Construction Company (CCCC), Wang Tongzhou, maior empresa de construção civil na China. Wang propôs a criação de mecanismos de troca direta entre o yuan (moeda chinesa) e o real para facilitar transações financeiras entre os dois países.
A viagem à China é a quarta visita internacional de Lula após a posse neste terceiro mandato. Acompanha o presidente uma comitiva de empresários, governadores, parlamentares e ministros, e a expectativa é de que mais de 20 acordos sejam assinados em diversas áreas.
Deixe o seu comentário