A Justiça de Penápolis decretou neste sábado (8), a prisão preventiva do homem de 40 anos, acusado de jogar propositalmente o carro que conduzia contra um caminhão na rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), no final da manhã de sexta-feira (7).
Duas meninas, de cinco e 10 anos, se feriram e permanecem internadas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica da Santa Casa de Araçatuba. A mais velha seria enteada e a mais nova filha dele. Ambas, segundo o hospital, estão em estado clínico considerado grave, porém estável.
A representação foi feita pelo delegado Gabriel Tadeu Brienza Vieira, que fez o flagrante. O MP (Ministério Público) concordou e o juiz de plantão acatou o pedido durante audiência de custódia. Desta forma, ele permanecerá preso por tempo indeterminado.
O acidente ocorreu no quilômetro 274 da pista. O homem guiava um VW Gol prata, com placas de Penápolis, retornando de Barbosa (que fica a 28 km).
Ele teria percorrido por 100 metros na contramão, em direção ao caminhão. O motorista tentou manobrar para evitar, porém, não conseguiu, sendo que parte da cabine atingiu a lateral do carro, saindo para além do acostamento.
Com o impacto, o pneu dianteiro da Scania estourou, fazendo com que o condutor perdesse o controle e o semirreboque tombasse. Ele estava carregado com 30 toneladas de móveis de madeira modulado, que ficaram espalhados sobre a pista, interditando totalmente o trânsito. As mercadorias tinham como destino o Estado do Maranhão.
Faca
Outro motorista, que vinha com uma Kombi logo atrás, parou para ver o que tinha ocorrido. Ele retirou as crianças do interior do automóvel e, na sequência, o acusado, que aproveitou a situação e se apoderou de uma faca, partindo em direção das meninas, porém, caiu por conta de estar embriagado.
No chão, ele usou a faca para cortar o próprio pescoço. O Resgate do Corpo de Bombeiros foi acionado e esteve na pista, levando às crianças ao pronto-socorro de Penápolis, onde receberam os primeiros atendimentos médicos. Devido à gravidade, foram transferidas para a Santa Casa de Araçatuba.
garota de 10 anos precisou ser intubada. Ela ainda sofreu uma parada cardíaca e precisou ser reanimada pela equipe médica. O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e a Polícia Militar Rodoviária estiveram no local, assim como o IC (Instituto de Criminalística), que realizou perícia na pista.
Arma
O acusado também foi levado ao PS para receber atendimento. Na unidade, ele ainda tentou pegar a arma de um policial, precisando ser contido. Em seguida, foi levado ao plantão policial para prestar esclarecimentos.
O delegado o prendeu em flagrante por homicídio tentado qualificado por motivo fútil e com recurso que dificultou a defesa da vítima por duas vezes.
Ele ainda responderá por tentativa de homicídio contra o motorista do caminhão, por considerar que houve dolo eventual por ter alinhado o carro contra a Scania, assumindo o risco de matar a vítima, não conseguindo por razões estranhas à vontade dele, além de embriaguez ao volante e desacato. (Por: Ivan Ambrósio)