Três jovens foram flagrados tentando pular o muro da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Professora Henny Ferraz Homem, localizada no Jardim Ipanema, zona norte de Araçatuba, na manhã desta terça-feira (18). Eles foram detidos pela Guarda Civil Municipal e levados à Central de Polícia Judiciária. A Polícia Civil apurou que tratava-se de uma possível tentativa de furto de alumínio e não há nenhum indício de ataque.
O caso gerou tumulto e pânico entre os pais, que se comunicaram pelo whatsapp e, inclusive, já haviam se organizado para se revezar e fazer rondas no entorno da escola, após a onda de violência em unidades escolares do País, com ameaças de massacre em diversas cidades do País, incluindo em Araçatuba, além dos ataques em São Paulo e Blumenau (SC), que resultaram na morte de quatro crianças de quatro a sete anos, e de uma professora de 71 anos.
A mãe de dois alunos da escola, que fazem o segundo e o quinto ano, contou em uma live do RP10, logo após o ocorrido, que havia ido buscar a filha que estava passando mal e viu um dos rapazes tentando pular o muro, mas quando foram flagrados, os três correram.
Não satisfeitos, eles voltaram à escola e, novamente, tentaram pular o muro, mais uma vez. As mães que estavam no local para a ronda combinada entre elas, ficaram desesperadas.
Um pai de aluno que passava pelo local viu o tumulto e seguiu os meninos de carro, chamando a polícia. Eles foram detidos na avenida Dois de Dezembro.
“Eu estava passando, vi os três correndo e as mães gritando, corri atrás deles de carro e os encontrei. Eles perceberam, continuaram correndo, mas eu parei a guarda, que conseguiu pegá-los”, contou o pai, que preferiu não se identificar. “Estamos muito preocupados com a situação, queremos que as autoridades tomem uma atitude”, disse.
A mãe que flagrou a primeira tentativa de invasão à escola disse que os pais não vão mais mandar as crianças para a escola, até a diretora se posicionar e colocar guarda em tempo integral, para que os pais e os estudantes se sintam seguros.
Durante a fuga, os adolescentes dispensaram um objeto que não foi localizado. Após a Guarda Municipal deter os rapazes, a Polícia Militar foi acionada para dar apoio e levar os jovens ao Plantão Policial.
Segundo a Polícia Civil, não foi uma tentativa de ataque, mas de furto de alumínio, em plena luz do dia. A Polícia vai apurar o caso.
Assista a Live do RP10 no local
Polícia Civil não vê indícios de relação com ataque
Nota da Prefeitura de Araçatuba
Nesta terça-feira (18), três menores tentaram furtar exaustores na EMEB Henny Ferraz Homem, no bairro Ipanema. A tentativa foi frustrada graças ao monitoramento feito pela Guarda Municipal que estava na escola, avistou os menores tentando pular o muro da unidade e pediu apoio a uma viatura da Guarda, que apreendeu os menores e conduziu os três para o Plantão Policial. Os menores estavam desarmados.