A Bud Light, marca de cerveja pertencente à AB Invev, enfrentou uma queda de US$ 5 bilhões em valor de mercado em poucos dias após escolher uma influencer trans como garota-propaganda. Dylan Mulvaney, a influenciadora escolhida, estampou com seu rosto a latinha da cerveja em uma ação de marketing que visava promover a diversidade.
A campanha também oferece aos consumidores a chance de ganhar um prêmio em dinheiro de US$ 15 mil. No entanto, a escolha de Dylan gerou uma enxurrada de críticas dos consumidores conservadores nos Estados Unidos.
Os comentários negativos invadiram as redes sociais de Dylan, com muitos acusando a marca de ceder à pressão do público LGBTQIAP+ e da “patrulha do cancelamento virtual”. Embora Dylan já tenha participado de campanhas de outras marcas, como a Nike, a escolha da Bud Light parece ter gerado uma reação muito mais negativa.
Desde o início da campanha, a empresa perdeu US$ 5 bilhões em valor de mercado. Analistas creditam a queda às críticas dos conservadores americanos à ação com Dylan. Para se ter uma ideia, as ações da AB Invev na Nasdaq estavam sendo negociadas a US$ 66,99 em 31 de março e, em 13 de abril, caíram para US$ 64,16.
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