Se você é estudante do último ano do ensino médio em escolas públicas, bolsista integral em escolas privadas ou possui renda familiar per capita inferior a 1 salário mínimo e meio, saiba que é possível solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 a partir desta segunda-feira, dia 17.
Para fazer o pedido, é necessário acessar a página do participante e preencher o formulário com os dados pessoais e socioeconômicos. Além disso, é importante ter em mãos documentos que comprovem a situação de vulnerabilidade econômica, como comprovante de renda, declaração de imposto de renda, entre outros.
Outra novidade deste ano é que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem, disponibilizou duas versões do edital de isenção da taxa de inscrição e da justificativa voltadas a participantes com deficiência. Uma em Libras – a Língua Brasileira de Sinais – e outra com adaptações para pessoas com deficiências visuais.
O prazo para fazer o pedido de isenção é até o dia 28 de abril. Mas atenção: estudantes que ganharam a isenção no ano anterior e não compareceram na prova também devem apresentar justificativa, caso contrário terão que pagar a taxa de inscrição. O resultado da análise das justificativas será divulgado no dia 08 de Maio.
Não perca a oportunidade de participar do Enem 2023 e garantir o acesso à universidade. Faça o pedido de isenção da taxa de inscrição e fique atento aos prazos e às justificativas necessárias. Boa sorte!