A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba confirmou, nesta segunda-feira (17), a primeira morte por dengue no ano de 2023. Segundo a Vigilância Epidemiológica, a vítima é um homem de 36 anos, que tinha comorbidades. Ele chegou a ser hospitalizado, mas faleceu no dia 27 de março.
A morte foi confirmada após investigação e liberação dos resultados pelo Instituto Adolfo Lutz. No ano passado, o município registrou dois óbitos pela doença, também no mês de março.
O município acumula, até agora, 429 casos da doença, sendo 62 em janeiro; 81 em fevereiro; 188 em março; e 98 em abril. De janeiro a março de 2022, a cidade contabilizava 954 pacientes com dengue.
Testes e sintomas
A Secretaria de Saúde informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizam testes de dengue, de segunda a sexta, das 7h às 19h, com exceção das UBS Planalto, Umuarama I e Pedro Perri, que funcionam até as 22h.
Entre os sintomas relacionados à dengue estão febre, dor de cabeça e manchas pelo corpo.
Em caso de urgência ou aos sábados, domingos e feriados, a pessoa deve dirigir-se ao Pronto Socorro Municipal, que fica na Rua Rosa Cury, 72 – São Joaquim.