No próximo dia 27 de abril (quinta-feira), a AEAN (Associação de Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) vai promover o curso “Arborização urbana moderna”. Gratuita, a ação será ministrada pelo engenheiro florestal Lucas Savério Proto e realizada na sede da entidade, na avenida Antônio Pagan, 75, no bairro Icaray, em Araçatuba.
O profissional, que atualmente é secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Araçatuba (SMMAS), vai falar da necessidade de adequação de árvores de espécies nativas em cada espaço público que couber, de acordo com as possibilidades, contribuindo com melhorias aos microclimas que garantem mais segurança, sustentabilidade e qualidade de vida para a população em cidades.
“De forma geral, é preciso desenvolver dispositivos e políticas públicas que garantam a melhoria na sua arborização urbana, composta, na sua esmagadora maioria, de espécies exóticas (não nativas), e muitas que não se adaptam ao clima e ao solo local. No caso de Araçatuba e demais municípios da área de abrangência da AEAN, é preciso levar em conta que a cidade está inserida em um rico e complexo conjuntos de ecossistemas em uma área de encontro dos biomas Mata Atlântica o Cerrado”, comenta Proto.
Ele explica ainda que a SMMAS providenciou análise pormenorizada dos estudos existentes sobre as espécies nativas da região que teriam potencial para compor a arborização do município. A ação serviu para selecionar as espécies nativas conhecidas cientificamente que têm características ornamentais em suas flores, copa, folhas, caule etc., raízes, caules e copas adequadas, que não tenham grandes frutos que virão a cair, e que tenham o porte adequado para cada local. Assim nasceu a Lista de Espécies de Árvores Nativas Para Plantio nas Calçadas no Município de Araçatuba, que está disponível no site da AEAN (www.aean.org.br).
Juntamente com a palestra, haverá também apresentação dos “Benefícios da Mútua” – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas –, uma sociedade civil sem fins lucrativos criada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
Os interessados devem se inscrever pelo e-mail [email protected] e podem obter mais informações pelo telefone (18) 3621-3252.
AEAN e Crea-SP
Soluções que tragam praticidade para o profissional de engenharia e para o cidadão, que não precisam se deslocar até o órgão público, e celeridade na emissão do documento são bem vistos pela AEAN, que apoia iniciativas neste sentido.
Quando o assunto é ação e informação profissional relevante e de qualidade, os engenheiros podem e devem contar com a entidade, que promove constantemente ações para mantê-los atualizados, realizando cursos, palestras, assim como o Buteco da AEAN, que é um bate-papo descontraído entre os profissionais da arquitetura e engenharia para a troca de experiências.
Nessas ações, a entidade conta com parceria fundamental do Crea-SP, maior conselho de fiscalização de exercício profissional da América Latina e provavelmente um dos maiores do mundo.
O Crea-SP é responsável pela fiscalização de atividades profissionais nas várias modalidades da engenharia, agronomia e geociências, além das atividades dos tecnólogos. Neste sentido, no que diz respeito à atuação dos engenheiros, agrônomos e demais profissionais que representa, fiscaliza, controla, orienta e aprimora o exercício e as atividades profissionais relacionadas.
Para isso, exige registro profissional, assim como a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) que é o instrumento que define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pela execução de obras ou prestação de serviços relativos às profissões abrangidas pelo sistema Confea/Crea-SP.