Faltando pouco mais de um mês para a Páscoa, autônomos e pequenos empreendedores do ramo alimentício começam a se preparar para as vendas de ovos e chocolates. Com a alta concorrência, não basta apenas fazer doces saborosos e bonitos, também é preciso saber divulgar, e mais: passar credibilidade. A vitrine virtual pode ajudar a potencializar os resultados.
A vitrine virtual é um espaço dentro de um site, totalmente dedicado à exposição de produtos. Nele, é possível organizar os itens em categorias personalizadas para facilitar a experiência de compra dos consumidores. Além disso, um sistema de recomendação baseado no perfil e comportamento de cada visitante pode ser instalado.
“Na Páscoa, autônomos e pequenos comerciantes precisam encontrar alternativas para otimizar o tempo e focar na produção e venda dos ovos. Como até mesmo os sites mais simples oferecem a possibilidade da criação da vitrine, o investimento é super válido, ainda mais se considerarmos que o ticket médio aumenta com a aplicação de técnicas de cross selling (compra cruzada)”, explica Lívia Lampert, gerente de Marketing e Produtos da KingHost, empresa brasileira de soluções digitais voltadas para profissionais de tecnologia e empreendedores.
Algumas técnicas podem ser utilizadas para destacar ainda mais a vitrine.
“Nas lojas físicas, nós temos os vendedores que cuidam de dar a melhor ‘roupagem’ para o produto. Em uma vitrine virtual, temos que pensar em elementos diferentes, como um bom design, fotos de qualidade e também um descritivo detalhado dos sabores. Na internet, ainda podemos apostar em promoções e criar um espaço para provas sociais – onde os clientes podem relatar a experiência de compra”, pontua.
As principais vantagens de contar com a solução são: fidelização; expansão do horário de atendimento – afinal, um espaço virtual está sempre à disposição; mais autoridade; maior visibilidade.
“Vale destacar que, embora a venda de ovos de Páscoa seja datada, a melhor parte da criação da vitrine virtual é que ela pode ser modificada com produtos diferentes. Portanto, se o autônomo ou pequeno empreendedor vende demais itens ao longo do ano, como bolos ou até chocotones no Natal, pode atualizar o espaço em tempo real”, destaca.
Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário um grande investimento para criar um site institucional. Após a compra de domínio, diversas plataformas, como a KingHost, permitem a criação de maneira simples (e em alguns casos, gratuita), com layouts totalmente personalizáveis.
“Apostar em uma vitrine virtual é garantir resultados não só na Páscoa, mas no ano inteiro. As conversões são muito maiores para quem trabalha bem com a internet, e hoje temos ferramentas disponíveis e bastante intuitivas que permitem usufruir de resultados ainda mais potentes”, finaliza Lívia .