Os vereadores de Araçatuba aprovaram, durante a 7ª sessão ordinária do ano, realizada na última segunda-feira (20/3), quatro requerimentos de informações oficiais. Uma das solicitações teve como alvo os problemas na obra de canalização e asfaltamento da avenida Dois de Dezembro, entregue para a população em 29 de abril de 2022.
De acordo com o documento, de autoria do vereador Lucas Zanatta (PL), não faz um ano que a obra foi concluída e a pista sentido bairro, a partir do número 2.930, está com vários pontos de afundamento, buracos e pavimentação asfáltica esfarelando. O vereador pergunta os motivos para os problemas e se há laudo técnico justificando a situação. Há ainda questionamentos sobre quando começarão os reparos e quem será o responsável pelos custos dos novos reparos.
Ao debater o pedido, o autor do requerimento exibiu fotos dos problemas asfálticos na avenida. “Não tem um ano de obra e todo esse problema para a cidade. O meu questionamento é sobre a responsabilidade da empresa. Ela está arcando com isso? Estamos preocupados com o padrão da obra e a responsabilidade da administração”, criticou o vereador Lucas Zanatta.
O assunto foi amplamente debatido pelo Plenário. Também comentaram o tema os vereadores Wesley da Dialogue (Podemos), Dr. Jaime (PSDB), Coronel Guimarães (União Brasil), Nelsinho Bombeiro (PV), Arlindo Araujo (MDB), Antônio Edwaldo Dunga Costa (União Brasil), João Moreira (PP) e Cristina Munhoz (União Brasil).
A vereadora Regininha (Avante) é autora de duas solicitações de informações aprovadas pelo Plenário sobre a trombofilia e retinoblastoma no município. A parlamentar quer saber se a administração tem conhecimento de algum caso dessas doenças no município, quantos casos foram diagnosticados e se existe campanha de prevenção para detecção e tratamento das doenças.
VILA AERONÁUTICA
Proposto pelo vereador Wesley da Dialogue (Podemos), um outro pedido questiona a previsão de pavimentação asfáltica de ruas da Vila Aeronáutica.
No ofício, o parlamentar indaga o Executivo sobre a previsão de pavimentação das vias públicas Eduardo Antônio Francisco, Silvio de Moraes, Benedito Ricardo Souza Lima, Conde Zepelin (entre os números 709 e 1.478) e Manoel de Souza.
Segundo o pedido, que também cobra explicações sobre a frequência com que é realizada a manutenção das vias públicas sem pavimentação, a falta de melhorias tem causado prejuízos e desconforto aos moradores.
“As ruas estão impossibilitadas de serem transitadas. Chega numa parte da avenida Arthur Ferreira da Costa e não tem como descer de carro, ônibus e caminhão. Os moradores explicaram inclusive que os ônibus não descem até as ruas citadas e as pessoas precisam subir até parte da via asfaltada. O nosso mandato tem cobrado o Executivo para o nivelamento e o asfaltamento das ruas”, explicou o autor, vereador Wesley da Dialogue.
Todas as solicitações foram encaminhadas ao Executivo, que dispõe de 15 dias para responder.