Um jovem de 27 anos foi detido, na noite desta terça-feira (14), em Penápolis, ao fazer uso de entorpecentes dentro de um ônibus. Ele, que estaria preso em um hospital de custódia em Franco da Rocha (a 489 km), foi abordado por policiais militares por volta das 22h30 no Terminal Rodoviário.
A equipe fazia patrulhamento, quando foi acionada a comparecer no local. Chegando lá, o motorista da empresa relatou que o investigado havia consumido maconha dentro do banheiro do veículo. Ele foi abordado pelos PMs, que encontrou três cigarros e uma porção da droga. Questionado, o rapaz confessou que era usuário.
Hospital
Ainda durante a revista, os militares encontraram um documento, que informava que ele estava preso em um HCTP (Hospital de Custódia e de Tratamento Psiquiátrico) 2 em Franco da Rocha, constando saída no começo do mês e o retorno nesta quarta (15), às 16h.
O jovem foi levado ao plantão policial para prestar esclarecimentos. Foi feito contato na unidade, confirmando a veracidade das informações contida no documento encontrado. Após ser ouvido, foi liberado. As drogas foram apreendidas.
O HCTP foi inaugurado em 10 de janeiro de 2002, com a finalidade de trabalhar especificamente em regime de desinternação progressiva, projeto criado em 1989 na primeira unidade, nos moldes do Instituto Psiquiátrico Forense – Maurício Cardoso, de Porto Alegre, em funcionamento desde 1966.
É destinado ao tratamento de pacientes em medida de segurança do sexo masculino com o objetivo de proporcionar ao paciente assistência e acompanhamento terapêutico, utilizando os recursos institucionais e da comunidade, visando à inserção em meio social mais amplo.
O hospital possui quatro enfermarias masculinas, que estão divididas por especialização, de acordo com as condições clínicas e psiquiátricas, com capacidade máxima de 50 pacientes. (Por: Ivan Ambrósio)