Duas pessoas foram presas, na manhã desta terça-feira (28), em Penápolis, durante uma operação conjunta contra o tráfico de drogas, coordenada pela Polícia Civil e com participação da Militar. Nas residências dos acusados, foram apreendidos diversos entorpecentes e também uma arma de fogo.
Além da equipe do 1º DP (Distrito Policial) local, os trabalhos contaram com a participação de viaturas da Força Tática e do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) de Araçatuba com cães farejadores.
A operação com mandados de busca e apreensão se desenvolveu em duas frentes, sendo uma no bairro São Francisco e comandada pelo delegado Thales Eduardo Anhesini e a outra na Vila Mateus, estando à frente o titular da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), Gabriel Tadeu Brienza Vieira.
Entre os acusados, um deles teve pedido de prisão preventiva. Os detidos foram transferidos para a cadeia local, ficando à disposição da Justiça. Pela rua Geraldo Moreira, no São Francisco, foi preso um rapaz de 31 anos, que confessou posse de drogas pelo imóvel, apontando onde estariam guardadas, em um armário de aço no corredor externo.
Dentro de um tubo de PVC, havia 14 porções de cocaína e em outras duas sacolas com uma pedra de crack e uma barra de cocaína. No armário da cozinha, ainda estava uma balança de precisão em funcionamento.
Também ligado a este investigado, foram realizadas buscas em outros dois imóveis com apoio de cães farejadores do Canil do Baep, mas nada foi encontrado. Pela confissão do tráfico e propriedade dos entorpecentes, o rapaz recebeu voz de prisão e conduzido ao plantão policial.
Apreensões
Já em outra frente de operação, pela rua Santa Maria Goretti, na Vila Mateus, foi preso o acusado de 32 anos, o qual possui passagens por roubo e tráfico. Foram cumpridos mandados em três imóveis, sendo dois deles na Vila Planalto, com minuciosa vistoria e que contou com o apoio do canil.
Mediante denúncia da existência de entorpecentes e armas, as buscas se concentraram na residência ainda desabitada pela rua Santa Maria Gorete. No forro, os policiais localizaram uma sacola plástica de cor verde contendo uma arma calibre 28 do tipo garrucha, sem numeração aparente e desmuniciada, cujos mecanismos de disparo encontram-se em funcionamento, além de porções de aspectos de maconha e crack.
Após a localização da sacola no teto do imóvel, foi solicitada a presença do IC (Instituto de Criminalística) com coleta de amostras de swab com possível material genético no cabo da arma.
Apesar de desabitada, nesta casa foram encontradas várias peças de roupas e documentos pessoais pertencentes ao acusado, inclusive, a amásia dele confirmou que estavam usando a residência para colocar seus móveis, pois estavam de mudança para lá. Diante das evidências, o rapaz recebeu voz de prisão sendo conduzido ao plantão policial onde ocorreu o registro do flagrante. (Por: Gilson Ramos)