Oito escolas de Valparaíso, a 47 quilômetros de Araçatuba, suspenderam temporariamente as aulas após um surto da doença mão-pé-boca, que teve 39 casos confirmados na pequena cidade, que tem 27 mil habitantes.
A síndrome é comum na infância e costuma aparecer antes dos cinco anos. O nome se deve ao fato de que as lesões aparecem mais nas mãos, pés e boca. Trata-se de uma doença viral, com mais proliferação em períodos de chuva e verão.
A transmissão é por contato e gotículas. A proliferação é maior dentro das escolas, já que os alunos costumam compartilhar objetos, e por isso a recomendação de que fiquem isolados em casa.
De acordo com notícia do portal G1, as escolas ficarão fechadas até sexta-feira (31). Um trabalho de desinfecção é realizado para que os alunos voltem às aulas.
A Secretária de Saúde de Valparaíso, Paula Siriani Francisco Terçariol, disse que com o atual cenário, decidimos fechar todas as creches municipais e duas escolas do Ensino Fundamental. Haverá uma reunião entre as secretarias para ser avaliado todo o cenário epidemiológico. Posteriormente será definida uma nova conduta.
Doença
Os sintomas da doença são febre e lesões na palma da mão, planta do pé e em volta e dentro da boca. Aparecem pequenas bolinhas, mas elas não causam coceiras. Depois podem estourar e ficar algumas feridas.
Geralmente o tratamento é mais sintomático. É uma doença autolimitada, que melhora com o passar do tempo. Não tem medicação específica, só tratando os sintomas, explica a médica pediatra Luciana Botelho. (Com informações: G1)
Deixe o seu comentário