Na manhã desta segunda-feira (27), um aluno de 13 anos esfaqueou quatro pessoas, sendo três professoras e um aluno, dentro da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, na zona oeste de São Paulo. Ainda nesta manhã, a Secretaria de Segurança Pública confirmou a morte da professora Elisabeth Tenreiro, de 71 anos, que teve uma parada cardíaca e morreu no Hospital das Clínicas.
“Nós temos quatro professoras e dois alunos vítimas; das quatro professoras, a Elizabeth lamentavelmente faleceu. Nós temos três professoras, uma que sofreu alguns golpes, mas encontra-se estável, e as outras duas superficiais. Dos dois alunos, um estável, já atendido, e um outro garoto em estado de choque”, disse Guilherme Derrite, secretário de Segurança de São Paulo.
O secretário de Educação do estado de São Paulo, Renato Feder, confirmou que o autor do ataque a faca na Escola Estadual Thomázia Montoro era um aluno da instituição, que havia pedido transferência e retornado no dia 15 de março. A diretora da escola não teve qualquer aviso que chamasse a atenção durante a permanência do agressor na escola.
Feder também anunciou que as aulas estarão suspensas na escola e que haverá três dias de luto no estado. Quanto às vítimas, o secretário afirmou que as professoras Rita de Cássia Reis, Ana Célia Rosa e Jane não correm risco de vida.
Detalhes do ataque
O autor da agressão, um aluno da escola, de 13 anos, já foi detido pelos policiais. A motivação do ataque ainda não foi divulgada. Ele entrou na sala de aula vestindo uma máscara de caveira e golpeou uma das professoras pelas costas.
Os estudantes dizem que ele entrou em ao menos duas salas e que o alvos pareciam ser as professoras.
Inicialmente, a polícia havia informado que dois alunos tinham sido atingidos, mas um deles foi socorrido em estado de choque, sem ferimentos. Uma segunda criança ferida no ataque sofreu um corte no braço e foi encaminhada a um hospital próximo para receber atendimento médico.
A polícia foi acionada por volta de 7h20 e o Helicóptero Águia da PM também atuou na ocorrência. As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas para hospitais da região.
Das quatro professoras, uma delas sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi socorrida pelo Helicóptero Águia da Polícia Militar. Elisabeth Tenreiro, de 71 anos, foi a única vítima fatal do ataque. Já o aluno que foi esfaqueado sofreu lesões leves e foi encaminhado a hospital próximo.
Tarcísio lamenta o ocorrido
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) lamentou o ocorrido em suas redes sociais e disse que “não tem palavras para expressar a minha tristeza com a notícia do ataque a alunos e professores da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia. O adolescente de 13 anos já foi apreendido e nossos esforços estão concentrados em socorrer os feridos e acolher os familiares”.
Deixe o seu comentário