O professor universitário e ex-vereador Raul Silva faleceu nesta sexta-feira (17), em Araçatuba, aos 82 anos, vítima de uma síndrome mielodisplásica, uma espécie de anemia grave que exige um rigoroso tratamento e constantes transfusões de sangue. Ele estava inernado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Unimed Araçatuba, onde veio a falecer nesta manhã.
Nascido em Promissão (SP) em 4 de julho de 1940, viveu a primeira infância em Guararapes (SP), onde conviveu com a colônia japonesa daquela localidade e aprendeu a praticar beisebol, esporte que o levaria à seleção brasileira. Também era praticante de atletismo.
Aos 14 anos, Raul Silva se mudou para Araçatuba com a família. Formou-se e pós-graduou-se em cinco faculdades: Ciências, Matemática, Engenharia, Pedagogia e Direito, tendo tornado-se mestre nesta última.
Tinha paixão pela sala de aula e ajudou a formar milhares de alunos de diferentes gerações em diferentes faculdades. Além de atuar no ensino superior, foi também professor de Matemática no antigo Cefam e no Instituto de Educação Manoel Bento da Cruz (IE). Despediu-se das salas de aula nas Faculdades Toledo e aposentou-se como fiscal de rendas.
Ainda na área da Educação, foi presidente do Conselho Administrativo da FAC-FEA (Fundação Educacional de Araçatuba) por duas vezes. Depois, fez parte do Conselho como membro, representando a Associação de Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste (Aean).
Vida Pública
Na vida pública, atuou como diretor no antigo Dosp (Departamento de Obras Públicas) na gestão do prefeito Sidney Cinti (1983-1986). No governo de Valter Tinti (1986-1988), presidiu o Daea (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba), cuja transferência para a sede na Avenida Baguaçu foi um destaques de sua gestão na autarquia.
Em 1992, foi eleito vereador para a 11ª legislatura (1993-1996) da Câmara de Araçatuba e orientou a criação da Lei Orgânica do Município.
“Chão de Estrelas”
Apaixonado por música e pela noite, além de suas atividades outras atividades profissionais e políticas, arrumou tempo para fundar e comandar a casa de serestas “Chão de Estrelas”, no final da década de 1990.
Em 2017, foi homenageado pela Câmara, com o Título de Cidadão Araçatubense, entregue pelo autor, vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa.
Pai amoroso
Um de seus filhos, o advogado Alex Lapenta, afirma que Silva era um pai exageradamente amoroso e cuidadoso. ” Nos protegeu de tudo, sempre”, afirmou.
Raul Silva deixa a esposa, Maria Terezinha Silveira Lapenta e Silva, os filhos Alex e Yuri, e os netos Rafael, Pedro Giovana e Maria.
O velório será realizado das 14h até as 22h30 desta sexta-feira (17), na capela funerária da Cardassi da Avenida Saudade. O corpo será cremado.
Deixe o seu comentário