Morreu na noite desta quarta-feira (22) o líder de manutenção elétrica da Usina Diana Bioenergia, de Avanhandava, Luís Francisco da Silva. No último dia 2 ele realizava manutenção em um painel elétrico quando foi atingido por um arco-voltaico.
Silva estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital especializado em queimados, em São José do Rio Preto. O corpo está previsto para chegar até o final da tarde desta quinta-feira em Avanhandava para realização do velório, e o enterro está marcado para às 9h desta sexta-feira.
Segundo à empresa, Silva, além de ser um dos mais experientes da equipe, era o líder de manutenção. Por motivos a serem apurados, ele fazia o reparo em um painel elétrico, quando ocorreu o acidente.
O procedimento é feito antes do início da safra, quando todos os equipamentos elétricos são revisados. A vítima sofreu queimaduras em várias partes do corpo.
Arco Voltaíco
O arco elétrico, também conhecido como arco voltaico, é basicamente o resultado de um curto-circuito. Ou seja, é o acontecimento que surge devido a uma descarga elétrica entre dois polos, superior à resistência do ar e mantida pela formação de gases que agem como meio condutor para a corrente elétrica.
Comunicado
No dia do acidente a usina informou que, desde o momento em que tomou conhecimento do ocorrido, a equipe de medicina e segurança agiu prontamente para prestar todo o suporte necessário ao colaborador envolvido. “Nossa empresa valoriza imensamente a saúde e, por isso, estamos prestando toda a assistência possível ao trabalhador e sua família nesse momento”, completou.
Uma investigação detalhada está em andamento para identificar as causas do acidente. “Pessoas e segurança sempre foram pilares fundamentais de nosso negócio. Por isso, toda equipe, inclusive o colaborador envolvido, periodicamente recebem treinamentos sobre segurança e procedimentos operacionais”, destacou.
A usina finaliza a nota dizendo que, “Estamos comprometidos em manter os mais altos padrões de saúde, segurança e meio ambiente em todas as nossas operações”.
Deixe o seu comentário