Na última semana, circulou nas redes sociais uma imagem de um suposto print de uma reportagem do g1 com o título “Zé Gatinha”, governador da Bahia apresenta mascote trans para incentivar vacinação do público LGBTQIA+”. No entanto, essa informação éf alsa.
A mensagem falsa afirma que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) apresentou o mascote durante o lançamento do Programa Vacina Bahia. Porém, o g1 não publicou uma reportagem com esse título e conteúdo. A imagem é uma montagem fraudulenta.
O governo da Bahia esclareceu que a foto manipulada foi feita a partir de uma foto real, na qual aparecem o governador, a secretária de Saúde do estado, Roberta Santana, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Adolfo Menezes, além do ministro Rui Costa (Casa Civil). A montagem suprimiu as imagens do ministro e do deputado e inseriu a imagem do falso mascote.
O governo da Bahia realmente criou uma mascote para incentivar a vacinação, mas ela se chama Maria Gotinha e é a versão feminina e preta do popular Zé Gotinha. Não há outras versões do mascote lançadas ou criadas pelo governo baiano.
Portanto, a informação que circula nas redes sociais é falsa e manipulada. É importante checar sempre as fontes e evitar compartilhar informações sem antes verificar a veracidade dos fatos. Juntos, podemos combater as fake news e promover a informação verdadeira.