Os vereadores de Araçatuba votam, na próxima segunda-feira (27), durante a 8ª sessão ordinária do ano, a criação de uma comissão, composta por cinco vereadores, para acompanhar e verificar as obras das avenidas Joaquim Pompeu de Toledo, Paranapanema (prolongamento da Café Filho, que é uma das principais alternativas de acesso aos bairros Iporã e Ouro Preto), Dois de Dezembro e outras vias que apresentem problemas semelhantes.
A proposta de criação da comissão é de autoria do vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa (União Brasil). O parlamentar argumenta que havia grande expectativa por parte dos munícipes quanto à realização do prolongamento da Pompeu e da recuperação da Paranapanema e da Dois de Dezembro.
“No entanto, poucas semanas após a finalização das obras nestas vias, constatou-se deterioração visível dos materiais utilizados colocando dúvidas sobre a qualidade dos mesmos, inclusive dos serviços prestados”, justificou o vereador.
A comissão prevista na Resolução apresentada por Dunga, que será votada na segunda-feira, terá o prazo de 60 dias, contados da data da nomeação de seus integrantes, para apresentar relatório ao Plenário. Ela também poderá efetuar a contratação de técnicos especializados na área para a execução de seus trabalhos.
O vereador argumenta que a comissão é necessária, tendo em vista que grande parte das obras terá que ser refeita. “Isso trouxe à tona questionamentos sobre a qualidade dos serviços prestados pelas empresas, questionamentos estes que nos foram trazido por cidadãos insatisfeitos com a rápida destruição de bens que deveriam ter alta durabilidade, em vista do alto custo”, disse Dunga, em sua justificativa.
Os problemas com a avenida Pompeu de Toledo surgiram em dezembro do ano passado, após o surgimento de rachaduras que teriam sido causadas pela prática irregular de despejo da água da chuva direto na rede de esgoto, provocando sobrecarga, risco de rompimento da tubulação e, como no caso da via, a pavimentação pode ceder.
Nos próximos dias, a GS Inima Samar deve dar início às obras de escavações para troca de solo no trecho da Pompeu entre as vias Anhanguera e Peru.
Por causa disso, a entrega do prolongamento da avenida, prevista para fevereiro deste ano, acabou atrasando, além das chuvas, que retardaram a recuperação do trecho danificado. Ainda não há previsão de nova data para inauguração.
Paranapanema e Dois de Dezembro
Na avenida Paranapanema, os problemas também surgiram em dezembro do ano passado, quando placas de asfalto cederam e foram arrancadas. Na época, houve a recuperação do trecho próximo à esquina com a Rua Marcos Manfrinati.
Em relação à Dois de Dezembro, a Câmara debateu o assunto na última sessão, realizada na segunda-feira, dia 20 de março. Na ocasião, o vereador Lucas Zanatta apresentou um requerimento, aprovado pelos demais parlamentares, questionando os problemas na obra de canalização e asfaltamento da avenida, que foi entregue à população em abril de 2022.
Conforme Zanatta, a pista sentido-bairro, a partir do número 2.930, está com vários pontos de afundamento, buracos e pavimentação asfáltica esfarelando.
Deixe o seu comentário