O ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide, destacou nesta quarta-feira (22) que o Brasil está recuperando seu papel de liderança global em questões ambientais. A declaração ocorreu durante uma reunião com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
Os dois ministros anunciaram uma declaração conjunta que reafirma a parceria bilateral em clima e florestas, estabelecida em 2008 com a criação do Fundo Amazônia, no Brasil, e da Iniciativa Internacional para o Clima e Florestas (NICFI), na Noruega.
Barth Eide elogiou a retomada da liderança brasileira: “O Brasil mostrou liderança global no passado e está fazendo isso novamente agora”. O ministro norueguês destacou a importância de mobilizar esforços internacionais para apoiar o Brasil e reiterou o compromisso da Noruega em manter-se como parceiro próximo e de longo prazo.
Tanto Barth Eide quanto Marina Silva defenderam a rápida operacionalização dos recursos do Fundo Amazônia para apoiar as necessidades críticas do Brasil na redução do desmatamento e promoção do desenvolvimento sustentável e inclusivo na Região Amazônica.
O ministro norueguês afirmou que seu país apoiará o Brasil na mobilização de recursos adicionais para o Fundo Amazônia, bem como no aumento da cooperação, investimentos e financiamentos público e privado. Neste contexto, as autoridades se comprometeram a discutir a melhor forma de aproveitar oportunidades emergentes, incluindo pagamentos baseados em resultados e mercados jurisdicionais de carbono.
Deixe o seu comentário